Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministro apresenta projeto de Aeroporto Regional

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, anunciou hoje (3), em Volta Redonda, no centro-sul fluminense, a conclusão da primeira fase do planejamento e apresentação do projeto técnico do aeroporto regional naquele município.

Ministro apresenta projeto de Aeroporto Regional
Notícias ao Minuto Brasil

18:03 - 03/07/14 por Agência Brasil

Política Moreira Franco

Falando à

Agência Brasil, o ministro informou que os projetos dos nove aeroportos regionais do estado do Rio de Janeiro estão bem encaminhados. “Os três primeiros aeroportos

(Volta Redonda, Angra dos Reis e Cabo Frio) estão em fase de execução do ante-projeto para permitir a licitação”, disse.

Moreira Franco mencionou que o Aeroporto Regional de Volta Redonda terá área de quase 700 metros quadrados (m²) para embarque/desembarque, um pátio de aeronaves com cerca de 20 mil m², nova pista de

taxiway

(faixa em que a aeronave pode taxiar para outro local, como um hangar, saindo da pista de pouso e decolagem em velocidade elevada) e pista principal com 1,8 mil metros.

Segundo o ministro, isso vai permitir que o aeroporto de Volta Redonda possa operar com aeronaves com capacidade média de 120 passageiros: “Vai ser uma grande contribuição, não só para o estado do Rio de Janeiro, mas para toda a região sul fluminense”. Moreira Franco afiançou que o aeroporto poderá pegar tráfego aéreo também de São Paulo, trazendo, como consequência, um reforço para a economia regional, o que dará à cidade uma situação competitiva em relação a outros municípios da região.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Edson Albertassi (PMDB),

salientou que o aeroporto vai atender às 17 cidades do centro-sul fluminense, “que é uma região industrial, onde funciona o polo automotivo do Rio”. Natural de Volta Redonda, Albertassi avaliou que a expectativa é positiva, "em função do progresso que o aeroporto traz por si só, e também pelo que pode ocorrer a partir dele, com o transporte de passageiros e de carga, o que pode ajudar muito a

economia local”.

A expectativa do ministro Moreira Franco é de que os aeroportos regionais de Volta Redonda, Angra dos Reis e Cabo Frio entrem em processo de execução de obras ainda neste ano, enquanto os demais aeroportos regionais

(Paraty, Nova Friburgo, Resende, Macaé, Campos e Itaperuna) devem concluir os projetos técnicos até o final de 2014, de modo a viabilizar a execução e conclusão das obras no decorrer de 2015.

Ele lembrou, entretanto, que antes de promover as licitações terão que ser resolvidas questões de natureza ambiental, referentes às unidades aeroportuárias.

Campo obrigatório