Meteorologia

  • 13 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Bolsonaro usa massacre nos EUA em 1970 para mostrar violência no Brasil

Imagem mostra morte de um estudante pela guarda nacional americana, episódio conhecido como massacre de Kent State

Bolsonaro usa massacre nos EUA em 1970 para mostrar violência no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

17:58 - 22/10/18 por Folhapress

Política Campanha na TV

Na televisão, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) utilizou a imagem de um massacre de estudantes americanos pacifistas pela guarda nacional em 1970 para retratar o "recorde de violência" no Brasil. 

Em campanha veiculada neste domingo (21), Bolsonaro associa o aumento de violência aos governos petistas. "O resultado dessa baderna: milhões de desempregados, a maior crise econômica da história e recorde de assassinatos", diz o vídeo. 

A imagem que aparece atrás da palavra "assassinatos" no programa é de uma jovem desesperada sobre um corpo estendido no chão. Ela retrata, porém, a morte de um estudante pela guarda nacional americana durante o episódio que ficou conhecido como "massacre de Kent State", em 4 de maio de 1970, nos Estados Unidos. 

"Quatro estudantes morreram hoje no campus da Universidade Estadual de Kent, em Ohio, num violento conflito entre 300 guardas nacionais e 3.000 jovens com troca de tiros no interior da universidade. Outros 12 jovens foram gravemente feridos", diz reportagem publicada pela Folha de S.Paulo no dia seguinte.

Os estudantes protestavam contra a expansão da Guerra do Vietnã para o Camboja.

A jovem no foco da foto é Mary Ann Vecchio, então com 14 anos. O corpo pertence ao estudante Jeffrey Miller, de 20 anos, morto pelos guardas com um tiro na cabeça. A imagem foi premiada com o Pulitzer de fotografia em 1970. 

O massacre na universidade levou a protestos massivos nos Estados Unidos, e a uma greve nacional de estudantes. 

A reportagem entrou em contato com a campanha de Bolsonaro, mas não obteve resposta até as 15h30. Com informações da Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório