Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro discursa em Davos nesta terça-feira

Presidente quer mostrar que o Brasil é favorável a privatizações e está aberto a investimentos, defender reformas estruturantes e democracia e discutir crise na Venezuela

Bolsonaro discursa em Davos nesta terça-feira
Notícias ao Minuto Brasil

08:31 - 22/01/19 por Notícias Ao Minuto

Política Fórum

O presidente Jair Bolsonaro fará nesta terça-feira (22) sua estreia em eventos internacionais com um discurso na sessão plenária do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a partir das 12h30 (de Brasília). O evento começa nesta terça e vai até sexta-feira (25).

Tradicionalmente, o fórum reúne políticos, investidores e outras lideranças. O objetivo do encontro, que este ato tem o tema: "Globalização 4.0: Moldando uma arquitetura global na era da quarta revolução industrial", é construir uma agenda econômica, regional e industrial em comum.

Durante o desembarque na cidade, nessa segunda-feira (21), o presidente adiantou que o seu discurso será "muito curto" e "objetivo". Ele dirá que o Brasil busca negócios "sem viés ideológico", como noticiado pelo 'G1'.

“[O discurso] foi feito e corrigido por vários ministros para que déssemos o recado mais amplo possível sobre o novo Brasil que se apresenta com a nossa chegada ao poder”, disse o presidente.

Notícias ao MinutoJair Bolsonaro desembarcando em Davos, na Suíça. Alan Santos/PR - Flickr Palácio do Planalto

Bolsonaro está acompanhado do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), Gustavo Bebianno (Secretaria Geral da Presidência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

+ Bolsonaro viajou a Davos no 'AeroLula', alvo da oposição ao PT

A comitiva deve retornar a Brasília na sexta-feira (25). Enquanto o militar está fora, o vice-presidente Hamilton Mourão está no comando do Planalto.

Segundo a assessoria do Planalto, Bolsonaro será o primeiro chefe de Estado latino-americano a discursar na abertura da sessão plenária do Fórum Econômico Mundial. Ele é o quinto presidente brasileiro a participar do Fórum Econômico Mundial. Também foram a Davos: Fernando Henrique Cardoso (1998), Luiz Inácio Lula da Silva (2003, 2005 e 2007), Dilma Rousseff (2014) e Michel Temer (2018).

+ Comprador confirma pagamento em dinheiro a Flávio, mas datas divergem

Bolsonaro informou anteriormente que pretende aproveitar o evento para defender a democracia e ressaltar a importância de aprovar reformas estruturantes no Brasil para equilíbrio das contas públicas. O presidente quer destacar que o país é favorável às privatizações e aberto a investimentos privados.

A atual situação da Venezuela também está na pauta do militar em Davos. Na quarta-feira (23), ele deve participar de um "diálogo diplomático" que tem como objetivo discutir a “crise humanitária” no país sul-americano.

Campo obrigatório