• 05 MAIO 2024

Cientistas japoneses ganham o direito de nomear elemento 113

Partícula superpesada denominada temporariamente de Ununtrium foi descoberta por uma equipe de cientistas asiáticos

Cientistas japoneses ganham o direito de nomear elemento 113

08:35 - 04/01/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Tabela

Pela primeira vez na história, uma equipe de físicos asiáticos terá o direito (e a honra!) de nomear um novo elemento da tabela periódica. Os cientistas venceram uma equipe rival de físicos do Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear em Dubna, Rússia, e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos EUA, e vão poder nomear o elemento superpesado que passaram mais de uma década tentando criar em laboratório.

Provisoriamente apelidado de Unúntrio, o elemento 113 fica bem entre o copernício e o fleróvio na tabela periódica. Partículas superpesadas são muito difíceis de serem analisadas, uma vez que os isótopos do elemento 113 duravam menos de um milésimo de segundo. Como é um elemento criado em laboratório, não é possível encontrá-lo na natureza. Segundo o Gizmodo, os pesquisadores fizeram como Tony Stark, em 'Homem de Ferro 2', e criaram a partícula em um acelerador de alta energia.

A descoberta vai ser publicada na próxima edição da revista Pure and Applied Chemistry.