• 12 MAIO 2024

NASA quer explorar lua de Saturno com cobra robótica

Os investigadores do Jet Propulsion Laboratory já criaram um protótipo, criado especificamente para explorar o subsolo.

20:30 - 13/05/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Espaço

A NASA, agência espacial americana, está constantemente em busca de novas formas de explorar outros planetas e descobrir mais sobre o universo. E uma das últimas ferramentas criadas por eles para isso é a Exobiology Extant Life Surveyor, ou EELS, uma cobra robótica que tem como objetivo investigar o que está por baixo da superfície de uma das luas de Saturno, a Encélado.

O EELS é um robô altamente avançado e projetado para explorar ambientes extremos, como as profundezas oceânicas e, agora, o subsolo de outros planetas. Sua estrutura é composta por vários segmentos idênticos, que permitem movimentar todos os mecanismos do EELS, possibilitando que ele se movimente entre as fendas da superfície lunar e até explore mais a fundo o subsolo.

Acredita-se que o EELS possa ter uma variedade de usos, não se limitando apenas à exploração da Encélado. Com seu design versátil e robusto, ele também pode ser usado para explorar outros planetas e satélites naturais, como Marte.

A NASA vem investindo cada vez mais em tecnologias de exploração espacial, e o EELS é apenas um exemplo de como a agência está inovando para obter novas descobertas e avançar no conhecimento sobre o universo.

Na galeria, você pode conferir um vídeo com uma pequena demonstração do robô em ação.