Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Centro da Via Láctea captado pela primeira vez com um novo instrumento

As imagens foram registradas pela primeira vez graças ao Gravity, um novo e potente instrumento do Observatório Astronômico Europeu

Centro da Via Láctea captado pela primeira 
vez com um novo instrumento
Notícias ao Minuto Brasil

00:25 - 24/06/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Gravity

O centro da Via Láctea foi captado em imagens pela primeira vez graças ao Gravity, um novo e potente instrumento do Observatório Astronômico Europeu (ESO).

"Estes resultados proporcionam uma ideia da ciência inovadora que o Gravity será capaz de produzir", descreveu o ESO num comunicado, em que indica os novos horizontes "sem precedentes" que a comunidade científica poderá alcançar graças a este novo instrumento.

O instrumento inovador combina a luz de quatro Unidades de Telescópio de 8,2 metros -- equivalente à precisão e resolução que alcançaria um telescópio de 130 metros de diâmetro -, pelo qual capta "medições extraordinariamente precisas de objetos astronômicos".

Segundo os investigadores, o Gravity -- instalado no deserto de Atacama, no Chile -- permitirá obter observações muito detalhadas dos campos gravitacionais próximos ao buraco negro central supermaciço, que se encontra no centro da Via Láctea.

Ainda que se conheça desde 2002, a posição e massa deste buraco negro, os investigadores receberam as observações com entusiasmo pela sua precisão e porque vai permitir por à prova a validez das medições "ultra precisas" das órbitas da estrela S2.

Por agora, o grupo de astrônomos estudou a órbita da estrela S2 à volta deste buraco negro com uma exatidão "equivalente a medir a posição de um objeto na Lua, com centímetros de precisão".

Além disso, em 2018, a estrela S2 vai estar em órbita no seu ponto mais próximo do buraco negro, algo que não se vai repetir dentro de 16 anos, e as expectativas nesta nova ferramenta são muito grandes.

Campo obrigatório