Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Estudante cria pulseira que identifica 'boa noite Cinderela' em bebidas

A estudante cursa o ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Estudante cria pulseira que identifica 'boa noite Cinderela' em bebidas
Notícias ao Minuto Brasil

09:30 - 21/05/18 por Notícias Ao Minuto

Tech ISEF 2018

A droga conhecida como 'boa noite Cinderela' apresentam um efeito depressor sobre o sistema nervoso, principalmente quando combinadas com o álcool, e são muitas vezes usadas em crimes ligados à sequestros e estupros para deixar a vítima vulnerável.

Pensando em uma solução para esses crimes, a estudante Isabela dos Reis, de 17 anos, criou uma pulseira capaz de identificar a presença da droga em bebidas alcoólicas. A pulseira é composta por duas partes. Em uma delas fica um reagente, e a outra fica vazia. Então em alguma situação suspeita, se pode pegar um pouco da bebida e colocar um pouco do líquido dentro do recipiente vazio, se a bebida estiver 'batizada' ela muda de cor.

“Estudando essas benzodiazepínicas, eu percebi que elas possuem cloro na sua formulação química”, revelou Isabela. “A partir disso, eu comecei a estudar e encontrei um reagente adequado para fazer a detecção dessas drogas e apliquei isso em várias bebidas alcoólicas diferentes. Em todos os casos, eu notei que o reagente gera uma diferença de coloração visível a olho nu". Disse a adolescente ao 'TecMundo' durante a ISEF 2018, em Pittsburgh.

Isabela dos Reis apresentou sua invenção durante a maior feira de ciências do mundo, a ISEF 2018, organizada pela Intel em Pittsburgh, nos EUA. Ela acabou ficando em terceiro lugar geral da categoria de química na Ela foi premiada com uma bolsa de estudos e recebeu uma menção honrosa da Associação Norte-Americana de Estatística. A estudante cursa o ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório