Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Após fracasso, Rússia faz primeiro lançamento de Soyuz

Em outubro, decolagem da nave espacial foi abortada

Após fracasso, Rússia faz primeiro lançamento de Soyuz
Notícias ao Minuto Brasil

18:13 - 16/11/18 por Ansa

Tech foguete

Após o fracassado lançamento de outubro, um foguete espacial russo Soyuz carregando uma nave de carga para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS) decolou com sucesso nesta sexta-feira (16), informou a imprensa russa.

A decolagem ocorreu na base espacial russa em Baikonur, no Cazaquistão, e servirá como um teste antes do lançamento oficial com tripulação agendado para o próximo dia 3 de dezembro, o qual terá a bordo três tripulantes da Expedição 58: a norte-americana Anne McClain, da NASA; o canadense David Saint-Jacques, da CSA; e o russo Oleg Kononenko, da agência espacial russa Roscosmos.

Na missão de hoje, a missão do foguete é colocar o cargueiro espacial Progress MS-10 carregando 2,5 toneladas de suprimentos em uma trajetória em direção à ISS. A expectativa é que o encontro ocorra no próximo domingo (18).

No dia 11 de outubro, a Soyuz chegou a decolar da base de Baikonur, no Cazaquistão, mas a missão precisou ser abortada por conta de um problema nos foguetes de propulsão. A nave realizou um pouso de emergência e, apesar do incidente, os astronautas Alexey Ovchinin e Nick Hague conseguiram se salvar.

A nova missão já consta no calendário de voos da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e a informação foi confirmada pelo responsável dos voos tripulados da Agência Espacial Italiana (ASI), Gabriele Mascetti. Após o lançamento oficial em dezembro, a chegada do trio na Estação Espacial Internacional (ISS) está programada para seis horas depois da partida. Eles se juntarão aos três astronautas que já estão por lá: o comandante Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia (ESA); a norte-americana Serena Aunon-Chanceler e o russo Sergey Prokopyev.(ANSA)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório