Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após fracasso, Rússia faz primeiro lançamento de Soyuz

Em outubro, decolagem da nave espacial foi abortada

Após fracasso, Rússia faz primeiro lançamento de Soyuz
Notícias ao Minuto Brasil

18:13 - 16/11/18 por Ansa

Tech Foguete

Após o fracassado lançamento de outubro, um foguete espacial russo Soyuz carregando uma nave de carga para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS) decolou com sucesso nesta sexta-feira (16), informou a imprensa russa.

A decolagem ocorreu na base espacial russa em Baikonur, no Cazaquistão, e servirá como um teste antes do lançamento oficial com tripulação agendado para o próximo dia 3 de dezembro, o qual terá a bordo três tripulantes da Expedição 58: a norte-americana Anne McClain, da NASA; o canadense David Saint-Jacques, da CSA; e o russo Oleg Kononenko, da agência espacial russa Roscosmos.

Na missão de hoje, a missão do foguete é colocar o cargueiro espacial Progress MS-10 carregando 2,5 toneladas de suprimentos em uma trajetória em direção à ISS. A expectativa é que o encontro ocorra no próximo domingo (18).

No dia 11 de outubro, a Soyuz chegou a decolar da base de Baikonur, no Cazaquistão, mas a missão precisou ser abortada por conta de um problema nos foguetes de propulsão. A nave realizou um pouso de emergência e, apesar do incidente, os astronautas Alexey Ovchinin e Nick Hague conseguiram se salvar.

A nova missão já consta no calendário de voos da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e a informação foi confirmada pelo responsável dos voos tripulados da Agência Espacial Italiana (ASI), Gabriele Mascetti. Após o lançamento oficial em dezembro, a chegada do trio na Estação Espacial Internacional (ISS) está programada para seis horas depois da partida. Eles se juntarão aos três astronautas que já estão por lá: o comandante Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia (ESA); a norte-americana Serena Aunon-Chanceler e o russo Sergey Prokopyev.(ANSA)

Campo obrigatório