Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marina: Brasil tem enorme desafio de honrar Acordo de Paris

As emissões de poluentes no Brasil aumentaram em decorrência do desmatamento nos últimos quatro anos

Marina: Brasil tem enorme desafio de honrar Acordo de Paris
Notícias ao Minuto Brasil

22:24 - 04/01/23 por Estadao Conteudo

Brasil Ministra

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou, durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 4, que o Brasil tem um enorme desafio para cumprir os acordos firmados em Paris, que determina que o País reduza a emissão de gases poluentes.

Segundo Marina, as emissões de poluentes no Brasil aumentaram em decorrência do desmatamento nos últimos quatro anos. Ela ainda declarou que, para lidar com esse desafio, é essencial que a governança possa evoluir.

"De imediato foi recriada a Secretaria Nacional de Mudança Climática. Até março deste ano será formalizada a criação da Autoridade Nacional de Mudança Climática e um conselho sobre mudança do clima, que será comandado pelo presidente Lula. Estamos também propondo o redesenho do comitê interministerial sobre mudança do clima", disse.

Segundo a ministra, a Autoridade Nacional Climática vai regular e criar políticas de adaptação climática e supervisionar programas. Além disso, a Pasta retoma a gestão compartilhada de recursos pesqueiros, a gestão nacional de recursos hídricos e terá um Departamento de Defesa dos Direitos dos Animais. Marina ainda declarou que trabalhará em conjunto com o ministro da Agricultura, Carlos Favaro.

Campo obrigatório