Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itamaraty condena atitude de diplomata que enviou circular sobre 'golpe'

Em resposta, o secretário-geral do ministério, Sérgio Danese, enviou também uma circular para todos os postos desautorizando seu conteúdo

Itamaraty condena atitude de diplomata que enviou circular sobre 'golpe'
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 23/03/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Diplomacia

O Itamaraty condenou a atitude do ministro Milton Rondó Filho, chefe da Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária e Combate à Fome do Itamaraty, que emitiu três circulares telegráficas a todas as embaixadas e representações do Brasil no exterior, na última sexta (18), com mensagens alertando sobre uma tentativa de golpe contra a presidente Dilma Rousseff.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, na primeira circular, Rondó pede aos responsáveis pelos postos que "designem servidor –se possível diplomático– e informem o nome e demais dados relevantes" à secretaria de Estado, em Brasília, "para que se possa adequadamente apoiar o diálogo" entre o Itamaraty, a sociedade civil brasileira e a sociedade civil dos demais países.

Em resposta, o secretário-geral do ministério, Sérgio Danese, enviou também uma circular para todos os postos desautorizando seu conteúdo.

"Dou instruções. Rogo desconsiderar e tornar sem efeito as circulares telegráficas 100752 e 100755", diz o texto, em referência às mensagens enviadas por Rondó.

De acordo com a publicação, o Itamaraty considera que a mensagem do embaixador Danese junto o fato de o diplomata ter sido "admoestado" e perdido o direito de enviar telegramas e circulares já serviu para anular o efeito das mensagens e como alerta para evitar um novo episódio de circulares com conteúdo político no serviço interno.

Campo obrigatório