Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quase 57 mil pessoas deixaram guerrilhas desde 2003

Quase 57 mil pessoas deixaram guerrilhas na Colômbia desde 2003

Quase 57 mil pessoas deixaram guerrilhas desde 2003
Notícias ao Minuto Brasil

08:16 - 18/12/14 por Agência Brasil

Mundo Colômbia

Quase 57 mil membros de grupos guerrilheiros e paramilitares desmobilizaram na Colômbia desde 2003 até outubro, informou a Agência Colombiana para a Reintegração (ACR), nessa quarta-feira (17).

Segundo dados da agência, do total, 47.770 pessoas aderiram ao programa de reintegração e 7.810 já terminaram o processo. Não foram divulgadas informações sobre quais foram os grupos guerrilheiros e paramilitares que as pessoas deixaram.

O diretor-geral da ACR, Joshua Mitrotti, disse, em comunicado, que os desafios da agência para 2015 passam por diminuir o estigma por parte da sociedade colombiana em relação aos desmobilizados.

Também procurará estabilidade jurídica para as pessoas que abandonaram os grupos e aprofundará a regionalização da política de reintegração.

Além de apoiar os desmobilizados, a ACR também promove a prevenção do recrutamento de crianças, por meio de programas em várias regiões do país.

A ACR é a entidade responsável pela reintegração das pessoas que deixaram as fileiras de grupos armados e figura sob a dependência direta da Presidência da República.

Campo obrigatório