• 26 ABRIL 2024

Cientistas descobrem três planetas que podem abrigar vida

16:20 - 03/05/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Vida

Cientistas da Universidade de Liege, na Bélgica, e do MIT nos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira, 2 de abril, a descoberta de três planetas que podem ter condições de abrigar vida.

Os três possuem tamanhos e temperaturas semelhantes as da terra e estão na órbita de uma estrela anã, localizada a 40 anos luz do nosso planeta.

Os pesquisadores acreditam que é possível a existência de água nas suas superfícies, aumentando a possibilidade de existir vida.

Os planetas foram encontrados através do telescópio Trappist, que está situado no Chile. A estrela recebeu o nome de Trappist-1.

O fato dessa estrela não brilhar tanto como o Sol, por exemplo, vai permitir que os investigadores possam estudar as atmosferas dos planetas com mais facilidade.

Dois dos planetas têm uma órbita muito próxima da estrela, o que faz com que recebam mais radiação,sendo assim, parte da superfície poderá estar quente demais para conter água.

Porém, como metade da superfície está sempre virada para a estrela e a outra metade está sempre escura, o lado escuro poderá ter as temperaturas adequadas para a existência de água. E esta possibilidade é maior no terceiro planeta, que se encontra um pouco mais afastado da Trappist-1.

O tempo das órbitas são bem diferentes do da Terra. Os dois planetas mais próximos demoram entre 1,5 a 2,4 dias a completá-la e no terceiro a estimativa é que um ano demore entre 4,5 a 73 dias a passar.

Esses períodos curtos indicam que os planetas estão entre 20 a 100 vezes mais próximos da sua estrela do que a Terra do Sol

Por enquanto será necessário esperar pela investigação mais detalhada da composição química da atmosfera, para sabermos se realmente estamso mais perto de encontrar vida num planeta fora do Sistema Solar.