Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Índia ultrapassa a China em abril para ser país mais populoso do mundo, projeta ONU

Segundo a entidade, a Índia terá 1,428 bilhão de habitantes. A China terá três milhões de pessoas a menos, com 1,425 bilhão.

Índia ultrapassa a China em abril para ser país mais populoso do mundo, projeta ONU
Notícias ao Minuto Brasil

23:00 - 29/04/23 por Folhapress

Mundo ONU

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Até o final do mês de abril a Índia ultrapassará a China será o país mais populoso do mundo, segundo projeção da ONU divulgada esta semana.

Segundo a entidade, a Índia terá 1,428 bilhão de habitantes. A China terá três milhões de pessoas a menos, com 1,425 bilhão.
A organização não informou a data exata em abril que a Índia ultrapassará o país fronteiriço. Desde que a ONU contabiliza as populações do mundo, nos anos 1950, a China sempre foi a nação mais populosa.

POR QUE A CHINA FOI ULTRAPASSADA?
A população chinesa envelheceu. Para conter o crescimento populacional nos anos 1980, a China obrigou os casais chineses a terem apenas um filho. A medida controlou a explosão demográfica, mas agora a situação se inverteu: o governo extinguiu a política do filho único, mas não reverteu a tendência. A expectativa é de que a população chinesa seja 8% menos em 2050 em comparação com a atual.

Por outro lado, a Índia tem a maior taxa de natalidade do mundo. O país deve ter 50% mais pessoas do que na China em 2064, ainda segundo a ONU, e atingir 1,7 bilhão de habitantes.
A força de trabalho pode fazer a diferença para a economia indiana ao longo do século. Por outro lado, a China pode ter problemas para sustentar o sistema previdenciário, uma vez que haverá menos adultos trabalhando e mais idosos em final de ciclo produtivo.

A Índia deve se beneficiar do 'dividendo demográfico', quando o aumento da população em idade ativa estimula o rápido crescimento econômico.John Wilmoth, diretor de demografia da ONU

COMO A PROJEÇÃO FOI FEITA?
A base para a projeção foram últimos censos demográficos, que contabilizam, entre outros, os registros de nascimentos e óbitos. Na China, o último foi em 2020. Na Índia, em 2011. Para a projeção indiana, foram utilizados pesquisas de amostra, afirmou Alok Vajpeyi, da Population Foundation of India.

Campo obrigatório