Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre Bernardo de La Peña, jornalista vencedor de dois prêmios Esso

Ele morreu em consequência de um câncer no cérebro, diagnosticado há 19 anos, e foi enterrado no final da tarde desta segunda no cemitério de São João Batista, no Rio

Morre Bernardo de La Peña, jornalista vencedor de dois prêmios Esso
Notícias ao Minuto Brasil

10:24 - 09/05/23 por Folhapress

Cultura BERNARDO-DE LA PEÑA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu nesta segunda-feira (8) o jornalista e escritor Bernardo de La Peña. Natural do Rio de Janeiro, ele tinha 48 anos.

Bernardo seguiu os passos do pai, José de La Peña (morto em 2019), para a escolha da profissão. Formou-se em jornalismo no ano de 1998, na Faculdade da Cidade, na capital fluminense.

Com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, além do site Colabora, Bernardo venceu dois prêmios Esso, um dos mais importantes do jornalismo brasileiro.

Como escritor, publicou os livros "Memorial do Escândalo: Os Bastidores da Crise e da Corrupção no Governo Lula" (Geração Editorial, 2005), escrito em parceria com o comentarista político GloboNews Gerson Camarotti, e "Um Carioca no Planalto" (Monte Castelo, 2015), em que relata as memórias dos cinco anos que viveu em Brasília.

Nas redes sociais, amigos e colegas lamentaram a sua morte. Os depoimentos citam a grandeza de Bernardo como jornalista e descrevem uma pessoa alegre e generosa.

"Só posso dizer que foi um privilégio ter sido parceiro de um dos mais brilhantes jornalistas da minha geração. Uma saudade infinita", escreveu Camarotti.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também se manifestou. Disse que se inspirou no jornalista para dar o nome ao primeiro filho.

Bernardo tinha paixão pelo jornalismo e por cavalos. A Sociedade Hípica Brasileira, no Rio, era um de seus locais preferidos.

Ele morreu em consequência de um câncer no cérebro, diagnosticado há 19 anos, e foi enterrado no final da tarde desta segunda no cemitério de São João Batista, no Rio. O jornalista deixa a mãe, as irmãs, a mulher e muitos amigos.

Campo obrigatório