Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

São Paulo é a cidade com maior potencial de desenvolvimento no Brasil

O Rio de Janeiro, que em 2015 liderou o ranking, caiu para a segunda posição. Estudo ainda apontou que a cidade mais segura do país fica em Pernambuco

São Paulo é a cidade com maior potencial de 
desenvolvimento no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

13:34 - 08/06/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Pesquisa

São Paulo foi considerada a cidade brasileira com o maior potencial de desenvolvimento em 2016, em um ranking que avaliou 700 municípios do país. A pesquisa está em sua segunda edição e foi divulgada nesta quarta-feira (8), pelas empresas Urban Systems e Sator, no evento Connected Smart Cities 2016.

O estudo analisou 11 setores das cidades a partir de mais de 70 indicadores. Foram avaliados mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo, governança, economia, segurança e energia.

A construção de ciclovias é um dos critérios que renderam a São Paulo a primeira colocação no ranking. No ano passado, o Rio de Janeiro ficou com a primeira posição, mas o eixo de mobilidade e acessibilidade rendeu aos paulistanos o título deste ano. Pesou para essa avaliação a implantação de 150 quilômetros (km) de ciclovias em 2015, além da reserva de 460 km de faixas exclusivas para ônibus.

São Paulo foi considerada ainda a melhor cidade em tecnologia e inovação. O estudo destaca que a capital tem boa oferta de infraestrutura de comunicação e fica à frente das demais no número de patentes registradas e no valor financiado em bolsas de pesquisa.

Segundo colocado, o Rio de Janeiro foi considerado a melhor cidade do Brasil em economia e em empreendedorismo. O Rio concentra mais de 20 incubadoras de empresas e tem cinco polos tecnológicos, e a pesquisa também chama a atenção para o peso da capital na economia fluminense, com 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

A lista das dez primeiras colocadas continua com Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Barueri, Recife e Campinas. A capital do Espírito Santo foi a mais bem avaliada em saúde e educação.

Belo Horizonte foi a primeira em meio ambiente, e Curitiba teve a melhor governança e o melhor urbanismo.

Apesar de não ter atingido as dez primeiras posições no ranking geral, a pernambucana Ipojuca ficou em primeiro lugar em segurança. Já a paranaense Guarapuava foi a mais bem posicionada em energia.

Para selecionar as 700 cidades avaliadas entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, os pesquisadores levaram em conta a disponibilidade de informações, a participação de todas as regiões e a inclusão de municípios de todos os portes. Presidente da Urban Systems, que fez a pesquisa, Thomaz Assumpção conta que a obtenção de informações foi uma das maiores dificuldades do estudo, que se baseou apenas em dados oficiais."Às vezes, a percepção da população não é a mesma, mas a gente não lida com percepção, a gente lida com numerologia", disse Assumpção. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório