Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente do STF quer censo do sistema penitenciário

Assunto foi um dos temas da conversa que a ministra Cármen Lúcia teve com o presidente Michel Temer, no último sábado (7)

Presidente do STF quer censo do
sistema penitenciário
Notícias ao Minuto Brasil

17:51 - 09/01/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Após massacres

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, quer a realização de um censo no sistema penitenciário. O assunto foi um dos temas da conversa que ela teve com o presidente Michel Temer, no último sábado (7), após o massacre registrado em presídios do Amazonas e de Roraima.

De acordo com informações do portal G1, o objetivo da chefe do Judiciário é colher dados mais completos e atualizados da situação dos presos no país, a partir do qual será possível obter um diagnóstico mais preciso do atual quadro.

Cármen Lúcia, que também comanda o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Já havia recebido, durante o mês de dezembro, os chefes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello Castro, e do Exército, Eduardo Villas Bôas, para discutir como será feito o levantamento.

Ainda segundo o G1, o custo pode chegar a R$ 18 milhões e o objetivo, segundo interlocutores da presidente do STF, é concluir o trabalho neste ano. Técnicos do governo foram chamados não só para criar a metodologia, mas organizar a logística do censo. Já os militares poderão colaborar na segurança dos pesquisadores, mas também indicando todos os locais a serem visitados. 

Outro assunto abordado por Càrmen Lúcia na conversa com Tememr foi a priorização, no que se refere à alocação de recursos e pessoal, por exemplo, de processos criminais.

Enquanto o censo não estiver pronto, Cármen Lúcia pretende se reunir com mais presidente de Tribunais de Justiça (TJs) estaduais para cobrar ações de competência do Judiciário para amenizar os problemas nas prisões. 

Leia também: Após ter pedido negado, RR volta a solicitar ajuda ao governo federal

Campo obrigatório