Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Piloto que fez pouso forçado com Angélica e Huck: 'Fiz tudo certinho'

Relato de Osmar Frattini contesta relatório que apontou falhas da tripulação durante voo em Mato Grosso do Sul

Piloto que fez pouso forçado com Angélica
e Huck: 'Fiz tudo certinho'
Notícias ao Minuto Brasil

10:00 - 25/04/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Acidente

Um relatório recente do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou falhas da tripulação durante voo que fez pouso forçado com a família dos apresentadores Luciano Huck e Angélica há quase dois anos no Mato Grosso do Sul. No entanto, o piloto Osmar Frattini alega ter feito tudo "certinho" no check list.

De acordo com o G1, o documento concluiu que a falha derivou de uma pane seca - em outras palavras, faltou combustível no tanque da asa esquerda. O voo continuou por conta do motor na asa direita.

“Para nós não tinha como desconfiar. Está tudo marcado igual, está funcionando. Você confia que o equipamento está marcando e, de repente, não está marcando”, disse Osmar.

O centro de investigação também informou que o piloto e copiloto não seguiram corretamente os procedimentos obrigatórios em casos de pane.

“Eu fiz tudo certinho no checklist. O Flávio [de Souza Zanatto] que executou e ele perguntava. Não é à toa que quando eu decidi pousar eu disse que ele seria ‘o meu comando’ para reduzir e cortar o motor”, contou.

Segundo o relatório, a aeronave tinha condições de chegar em Campo Grande, mas o piloto nega. “A intenção era prosseguir até Campo Grande, mas eu estava perdendo muita velocidade, caindo muito rápido. Então tomei a decisão do pouso forçado mesmo”, explicou Osmar.

Leia também: Avião que fez pouso forçado com Angélica e Huck não podia voar

Campo obrigatório