Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prefeitura do Rio corta verba para levar alunos à Bienal do Livro

Professora que trabalha na rede municipal de ensino afirma que esta é a primeira vez que os estudantes ficam de fora do evento

Prefeitura do Rio corta verba para levar alunos à Bienal do Livro
Notícias ao Minuto Brasil

00:07 - 08/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Educação

A Prefeitura do Rio não liberou verba para levar alunos da rede municipal de ensino para a Bienal do Livro deste ano. A Secretaria municipal de Educação alega não ter dinheiro para cobrir custos de ingressos, transporte e estacionamento.

O fato causou indignação entre pais e professores, de acordo com reportagem do jornal Extra. "Essa notícia nos deixou muito tristes. É um evento importante para incentivar os alunos da rede pública a ler e a abrir a mente. Seria muito bom para tirar um pouco a cabeça das crianças da violência", diz Elaine Cristina, mãe de um estudante de 8º ano da Escola Municipal Ginásio Olimpíadas Rio 2016, no Complexo da Maré.

+ Doria é alvo de protesto de estudantes em inauguração de ciclofaixa

O coordenador pedagógico da escola, Alex Silva, conta que os docentes estão levantando dinheiro para levar pelo menos 15 dos 400 alunos da escola ao evento. "As crianças estão frustradas. Este ano, a prefeitura não deu incentivo para levá-las à Bienal. Por isso, os próprios professores estão contribuindo para pagar a ida de alguns alunos. Eles estão sabendo do evento e estão cobrando", explica ele.

A coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe), Suzana Gutierrez, conta que esta é a primeira vez em 17 anos que os estudantes são excluídos do evento. "Não ia a escola toda, mas os alunos que conseguiam ganhavam até um vale para compra de livro", relembra.

A Bienal oferece ingressos gratuitos para alunos de escolas públicas. O governo estadual do Rio enviou alunos ao evento.

Campo obrigatório