Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aluno de escola pública coleciona 3 ouros em olimpíadas de matemática

Leonardo Lima Silva, de 14 anos, diz que ainda não acredita na conquista: 'Eu diria que até hoje a ficha não caiu, porque a realidade se mostrava totalmente inversa'

Aluno de escola pública coleciona 3 ouros em olimpíadas de matemática
Notícias ao Minuto Brasil

17:44 - 20/05/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil PA

Aos 14 anos, o estudante Leonardo Lima Silva, morador da comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários, em João Pessoa (PA), é estudante em tempo integral de uma escola pública da região e já foi três vezes campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), de 2015 a 2017.

Em 2014, encorajado por um professor de matemática, Leonardo se inscreveu pela primeira vez e ficou em terceiro lugar. “Aquele estilo de prova fez com que eu tivesse um crescimento de aptidão para ir atrás de como a matemática pode nos transformar”, disse o estudante.

O jovem é criado pela irmã Letícia Valério, de 27 anos. A mãe, Maria da Conceição, faleceu no ano passado.

“Léo sempre foi muito estudioso, mas ele é muito inteligente desde pequenininho, quando começou a ler e escrever com quatro anos sem nem ter ido a escola”, conta a irmã.

+ Sensação térmica na Serra Catarinense chega a -18°C

Segundo o adolescente, a mãe foi a sua grande incentivadora. Ela concluiu o ensino fundamental em 2011, pelo Ensino de Jovens e Adultos, já perto dos seus 40 anos.

Minha mãe foi uma das pessoas que sempre me incentivou a buscar o que eu queria e batalhar para conseguir. Eu encontrava nela um alívio quando me via mais desafiado que o normal pelos diversos conflitos que temos em nossas vidas.”

Sobre a última conquista, Leonardo diz que tinha tudo para não dar certo. “Eu diria que até hoje a ficha não caiu, porque a realidade se mostrava totalmente inversa”, declarou.

Campo obrigatório