Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Buscas seguem suspensas por risco de novo rompimento de barragem em MG

Alerta foi emitido na manhã deste domingo (27) e deixou os moradores assustados

Buscas seguem suspensas por risco de novo rompimento de barragem em MG
Notícias ao Minuto Brasil

14:15 - 27/01/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Brumadinho

As autoridades de resgate interromperam temporariamente na manhã deste domingo (27) as buscas por vítimas da tragédia em Brumadinho após o alerta para o risco de rompimento de uma segunda barragem na cidade. Não há previsão para retomada das buscas.

Segundo o G1, pessoas que vivem em locais que podem ser afetados com o possível rompimento estão sendo levadas para áreas mais altas dentro da própria comunidade, de acordo com o planejamento de emergência de barragem.

O tenente Aihara, do Corpo de Bombeiros, falou sobre a situação da barragem com risco de rompimento. "Continua sendo monitorada e no nível 2 de risco. Fizeram estudos de quais áreas seriam evacuadas. Fizeram outra análise considerando as áreas envolvidas. (...) Diminuiu em relação ao montante inicial. A abrangência de evacuação diminuiu", explicou.

Ainda  segundo ele, existe a possibilidade de vítimas serem encontradas com vida. "Existe, sim, a possibilidade de encontrar pessoas com vida", disse o tenente Aihara, em entrevista à GloboNews.

O acesso à cidade de Brumadinho foi fechado na manhã deste domingo (27). Somente pessoas autorizadas podem entrar.

Espaço aéreo fechado

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que o espaço aéreo de Brumadinho está está fechado a partir deste domingo (27) para aeronaves em geral. A determinação foi da Aeronáutica, com objetivo de facilitar ações de resgate. Somente aeronaves envolvidas nas buscas podem sobrevoar o local.

A Vale divulgou nesta manhã nota informando sobre risco na barragem 6, ao ser detectado aumento dos níveis de água. Segue a nota na íntegra:

"A Vale informa que, por volta das 5h30 deste domingo, acionou as sirenes de alerta na região da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem VI. Esta barragem faz parte do complexo de Brumadinho. As autoridades foram avisadas e, como medida preventiva, a comunidade da região está sendo deslocada para os pontos de encontro determinados previamente pelo Plano de Emergência. A Vale continuará monitorando a situação, juntamente com a Defesa Civil. Novas informações a qualquer momento."

Saiba mais sobre a tragédia em Brumadinho

Campo obrigatório