Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gilberto Gil desfila nas ruas com o Filhos de Gandhy; veja

Este é o 68º ano em que o afoxé forra o centro histórico com um tapete branco

Gilberto Gil desfila nas ruas 
com o Filhos de Gandhy; veja
Notícias ao Minuto Brasil

19:39 - 26/02/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Salvador

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil deixou a sacada do camarote Expresso 2222, no circuito Barra-Ondina, de onde tem acompanhado ativamente o carnaval de Salvador deste ano, para, mais uma vez, ganhar as ruas com o Filhos de Ghandy. Vestido com a mortalha branca, com detalhes azuis, Gil tocou agogô e apareceu em vídeo cantando a saudação a Oxalá que é marca do afoxé: "Ajayô".

O tapete branco dos Filhos de Gandhy tomou as ruas da Salvador histórica na tarde deste domingo (26), levando mensagens de paz e de resistência do povo negro. Esta é a 68ª vez que o Filhos de Gandhy desfila no carnaval de Salvador até chegar ao Pelourinho. O tema deste ano é “Diáspora Africana: A travessia não me abateu, Tornou-me forte!” .

Ajayô

Uma publicação partilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil) a Fev 26, 2017 às 11:07 PST

Nesta Segunda-feira Gorda (27), o bloco de 3 mil associados volta às ruas, mas no circuito Barra–Ondina, às 15h. Na terça-feira (28), último dia de carnaval, será a última saída do Afoxé, no contrafluxo no Circuito Osmar–Campo Grande.

Ritual pela paz

Como lembra a Agência Brasil, antes da saída dos integrantes pelas ruas do Pelourinho, os participantes fizeram o tradicional Padê, cerimônia religiosa do Candomblé, seguido pela soltura de milho branco sobre os presentes. Segundo Tio Souza, as oferendas [são feitas] ao Orixá Escravo, o guardião da casa.

Após a cerimônia, centenas de homens vestidos em tecidos que lembram vestes indianas começaram o desfile, enquanto borrifavam alfazema na multidão. O músico e compositor baiano Gilberto Gil participou do cortejo.

Um grupo de músicos seguiu o cortejo, tocando agogôs e outros instrumentos que compõem o ritmo Ijexá, tocado por 80 percussionistas. Com vestimenta em cor diferente da dos demais, Marcos Lopes, da ala de canto do Afoxé, conta que o preparo não é só espiritual, mas vocal e físico para aguentar três desfiles no carnaval.

“Compensa muito ver a alegria dos associados. É uma coisa que não tem preço, esse amor e essa dedicação fazendo o povo feliz e pedindo pela paz”, declara.

A procura pela fantasia dos Filhos de Gandhy intensificou o comércio do centro histórico de Salvador. Até para a colocação da toalha branca na cabeça dos integrantes, é preciso experiência para manter o padrão.

Leia também: Jards Macalé impulsiona gritos de 'Fora Temer' no Boitatá

Campo obrigatório