Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fachada do Theatro Municipal de SP será restaurada

Prefeitura fechou parceira com empresários portugueses para realizar a obra

Fachada do Theatro Municipal de SP será restaurada
Notícias ao Minuto Brasil

21:43 - 04/05/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Obra

Empresários ligados à comunidade portuguesa vão recuperar a fachada do Theatro Municipal, no Centro de São Paulo. A parceria, anunciada nesta quinta-feira (4) pelo prefeito João Doria, incluirá ainda melhorias na Biblioteca Mário de Andrade e em praças, além de uma das atrações da Virada Cultural. As ações com investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões têm o apoio do Consulado de Portugal, que possibilitou os contatos entre a Prefeitura de São Paulo e as empresas. As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura.

A Empresa Construtora Brasil (ECB), do grupo Mota-Engil, doará os serviços de limpeza nas quatro fachadas externas do Theatro Municipal, em um valor de cerca de R$ 500 mil. As obras devem ser iniciadas na próxima semana.

A limpeza será realizada com hidrojateamento com detergente neutro. O processo, executado com pressão controlada, tem a finalidade de remover a sujeira da superfície. A utilização de detergente neutro é fundamental para limpar áreas nas quais a sujeira está impregnada. Esse processo será utilizado nas áreas de revestimento e granito. Em pontos com sujeitas impregnadas, será utilizado ainda microjateadora com abrasivo para remoção de pichações e áreas que sofreram outros danos por vandalismo.

“Essa é a mais ampla parceria de todas as que nós já anunciamos com comunidades estrangeiras. A comunidade portuguesa foi a que mais positivamente respondeu na amplitude das áreas de atuação e do investimento que estão realizando na cidade de São Paulo”, disse o prefeito João Doria.

O Theatro Municipal de São Paulo, localizado na Praça Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1911. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do Estado desde 1981, quando foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). A última obra de restauração no local foi concluída em 2011.

Na seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade, haverá instalação de um ar-condicionado. Outras melhorias no espaço serão realizadas pelas empresas pela EDP Brasil, Teixeira Duarte e Cisa Trading, integrando o programa “Biblioteca Viva”, lançado em março e que prevê a reestruturação de 54 equipamentos de leitura.

“É um momento de grande satisfação para o empresariado português colaborar com a Prefeitura de São Paulo e isto mostra o dinamismo, a vitalidade das empresas portuguesas hoje presentes no Brasil de uma maneira geral e em particular em São Paulo. Os apoios são no sentido da valorização e recuperação de símbolos da cidade, mas também da união direta ou indireta dos dois países”, afirmou o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e da EDP Brasil, Miguel Setas.

A parceria com as empresas também irá beneficiar praças. A empresa Cisa Trading irá assumir a responsabilidade pela Praça Portugal, na Zona Oeste de São Paulo. Também serão retirados os gradis de uma parte da Praça Armando de Sales Oliveira, na região do Ibirapuera, Zona Sul. O espaço era usado como bolsão de estacionamento e, em uma parceria também com a EDP Brasil, será revitalizado e reaberto para o uso público.

“É uma comunidade que tem uma ligação forte com a cidade e irá cuidar de pontos de São Paulo que possuem relação com os portugueses, assim como o Theatro Municipal, que é um grande expoente da cultura paulistana”, diz o secretário de Relações Internacionais, Julio Serson.

Virada Cultural

A parceria com a comunidade portuguesa também rendeu uma atração internacional à Virada Cultural 2017. O fadista português Camané se apresentará no Theatro Municipal durante o evento. Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos, conhecido por Camané, tem em seu currículo oito discos e shows na França, Holanda, Itália e Espanha. É considerado uma das mais importantes vozes do fado contemporâneo.

LEIA TAMBÉM: Salvador será capital da Cultura da CPLP

Campo obrigatório