Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Êxodos': série de fotografias de Sebastião Salgado em exposição

Fotógrafo brasileiro é considerado um dos maiores talentos do mundo, pelo teor social em seu trabalho

'Êxodos': série de fotografias de Sebastião Salgado em exposição
Notícias ao Minuto Brasil

08:00 - 08/09/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Caixa Cultural

A Caixa Cultural Brasília continua a receber, até 29 de outubro, com a exposição "Êxodos", do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Premiado internacionalmente, Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho.

Para chegar ao resultado de "Êxodos", Salgado viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a "humanidade em trânsito", provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal. A mostra estará aberta para visitação gratuita de terças-feiras a domingos, das 9h às 21h.

"Êxodos" é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, compelidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.

A coleção com 60 pôsteres que compõem essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

Currículo

Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés, Minas Gerais. Economista de formação, começou sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalhou sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando, ao lado de Lélia Wanick Salgado, sua diretora artística, fundou a agência de fotografia Amazonas Images, que se tornou a base de todas as atividades inerentes ao seu trabalho.

Salgado esteve em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros e exposições apresentadas em museus no mundo inteiro, tais como: "Outras Américas" (1986), "Sahel", "l’Homme en détresse" (1986), "Trabalhadores "(1993), "Terra" (1997), "Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo" (2000), "África" (2007) e "Gênesis" (2013). O livro mais recente, "Perfume de Sonho", é fruto de uma viagem ao mundo do café (2015).

Sebastião Salgado recebeu inúmeras honrarias por seu talento e sensibilidade ao registrar o mundo e a humanidade. É embaixador de Boa Vontade da UNICEF; membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos; recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco, no Brasil; e é Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França.

Serviço:

Exposição fotográfica: “Êxodos” – Sebastião Salgado

Período: de 30de agosto a 29 de outubro de 2017

Horário: das 9h às 21h, de terças-feiras a domingos

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Vitrine (SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 - Brasília – DF)

Entrada gratuita

Campo obrigatório