Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ver 'Uma Verdade Mais Inconveniente' é ato de ativismo, dizem diretores

Continuação de 'Uma verdade incoveniente', inspirado na obra de AL Gore, retrata o que o mundo tem feito para solucionar a crise climática

Ver 'Uma Verdade Mais Inconveniente' é ato de ativismo, dizem diretores
Notícias ao Minuto Brasil

11:16 - 12/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Documentário

Em cartaz nos cinemas brasileiros, quem assistir ao filme “Uma verdade mais incoveniente” estaria praticando um ato de ativismo, segundo os diretores Bonni Cohen e Jon Shenk. O documentário inspirado na obra de Al Gore não apenas retrata os riscos trazidos pelas mudanças climáticas, mas o que o mundo tem feito desde o alerta lançado na obra anterior, “Uma Verdade Incoveniente”, que em 2007 conquistou dois Oscars – melhor documentário e canção original.

A declaração foi dada pela dupla que substituiu David Guggenheim - que foi diretor do primeiro filme  e atua como produtor desta sequência - em entrevista exclusiva a Francisco Russo, do site Omelete, do portal Uol.

"Nós realmente achamos que ir ao cinema para ver este filme é um ato de ativismo", declarou Bonni Cohen.

+ Aos 75 anos, Paulinho da Viola vence timidez e estreia em redes sociais

Em tom distinto do alerta difundido na produção anterior, este filme estaria mais próximo da esperança de encontrar saídas para conter a crise. “O primeiro filme foi o momento em que o mundo acordou para a crise climática, o filme soou o alarme. Na sequência, nós acompanhamos o que aconteceu com os dados mostrados dez anos atrás. Onde estamos agora? Quais foram as previsões? Elas se concretizaram? A crise climática progrediu? Mas o que é realmente diferente neste filme é que agora temos as soluções para realizarmos essas mudanças”, disse a diretora Bonni Cohen.

Shenk e Cohen ainda revelaram que ao entrar na reta final de pré-produção a equipe foi surpreendida com a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos. Apesar da questão ambiental não estar nos primeiros planos do líder americano, os envolvidos na produção continuam otimistas com a discussão global sobre o tema.

“A maioria dos países do mundo está unida para encontrar a solução. Nós estamos, enquanto comunidade global, nos movimentando em direção a uma solução. Os empresários e as cidades entenderam a mensagem. Centenas de cidades ao redor do mundo já mudaram para a energia 100% sustentável, as Universidades também. É claro que a eleição de Donald Trump foi uma decepção para o movimento ambientalista por causa da sua agenda política, mas Trump vive no passado”, completou Jon Shenk na entrevista.

Confira o trailler!

Campo obrigatório