Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

STF barra condução coercitiva de artista que ficou nu no MAM

Entretanto, a decisão ainda mantém a convocação do artista à comissão garantindo-lhe o direito de permanecer em silêncio

STF barra condução coercitiva de artista que ficou nu no MAM
Notícias ao Minuto Brasil

17:19 - 16/11/17 por Folhapress

Cultura São Paulo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), barrou nesta terça-feira (14) a condução coercitiva ao artista Wagner Schwartz, imposta por Magno Malta (PR-ES), senador e presidente da CPI dos Maus-Tratos. De acordo com a notícia publicada no site do STF, o ministro acredita que o pedido "ao menos neste juízo preliminar, não se revela razoável".

Entretanto, a decisão ainda mantém a convocação do artista à comissão garantindo-lhe o direito de permanecer em silêncio. Gaudêncio Fidelis, curador da exposição "Queermuseu", cancelada em Porto Alegre em setembro, também teve a condução coercitiva aprovada pelo senador. Procurado pela reportagem, Fidelis afirma que entrou com pedido de habeas corpus que ainda não foi julgado.

+Limitação física foi desafio para Garfield em novo filme

CPI DOS MAUS-TRATOS

No dia 24 de outubro foi realizada uma das oitivas da CPI sobre a interação de uma criança com um coreógrafo nu durante uma apresentação da performance de "La Bête" no MAM, em setembro.

Em entrevista à reportagem, o senador afirmou que a conclusão da CPI pode "fazer com que eles [curadores, coreógrafo e mãe] sejam indiciados" pelo relator, José Medeiros (PSD-MT). Durante a sessão, ele afirmou ainda que a exposição "Queermuseu" -fechada em Porto Alegre- tinha caráter "cristofóbico" ao, por exemplo, retratar Jesus Cristo de forma satirizada.

O relator José Medeiros afirmou que a CPI não visa apenas investigar o caso do MAM: "é para que possamos dizer se precisamos melhorar a lei de classificação indicativa".

Campo obrigatório