Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Guillermo del Toro é acusado de ter plagiado 'A Forma da Água'

Fox negou que o mexicano tivesse conhecimento da história publicada pelo Pulitzer Paul Zindel

Guillermo del Toro é acusado de ter plagiado 'A Forma da Água'
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 26/01/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Cinema

Guillermo del Toro plagiou "A Forma da Água". Pelo menos é o que garante David Zindel, filho do vencedor do Pulitzer de 1971, Paul Zindel (1936 – 2003) . Conforme a denúncia de David, o filme - que rendeu uma dúzia de prêmios como diretor ao mexicano, inclusive o Globo de Ouro e o Leão de Ouro do Festival de Veneza - é uma cópia de 'Let Me Hear You Whisper'.

+ Casey Affleck não entregará Oscar de melhor atriz deste ano

O livro foi escrito por Zindel em 1969. A história tem como protagonista a "zeladora de um laboratório de investigação que acaba por criar uma relação com um golfinho e tenta salvá-lo". A sinopse "A Forma da Água" é: "Elisa é uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem anfíbio está sendo mantido em cativeiro. Quando Elisa se apaixona pela criatura, elabora um plano para ajudá-lo a escapar".

Em entrevista ao jornal The Guardian, David declarou estar chocado "por um grande estúdio ter feito um filme que é claramente uma cópia de um trabalho do meu pai e que ninguém o admita". Produtora do filme, a Fox Searchlight negou que a história tenha sido roubada.

"Guillermo del Toro nunca leu ou viu a história do Sr. Zindel's em nenhuma das suas formas. O Sr. del Toro tem uma carreira de 25 anos, período durante qual fez 10 filmes e sempre foi bastante sincero em admitir quais foram as suas influências", disse uma porta-voz da produtora. "A Forma da Água" foi indicado em 13 categorias do Oscar.

Campo obrigatório