Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vencedora do Jabuti, Maria Valéria Rezende lança livro de ficção

Natural de Santos, mas radicada na Paraíba, a autora busca narrar o amadurecimento de protagonistas que experimentam o contato com o outro

Vencedora do Jabuti, Maria Valéria Rezende lança livro de ficção
Notícias ao Minuto Brasil

20:22 - 12/03/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura 'A face serena'

A Face Serena” é o título do novo livro de ficção da escritora Maria Valéria Rezende, vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura. A obra, lançada pela editora Penalux, reúne contos que dialogam a infância, o envelhecimento e a morte.

Natural de Santos, mas radicada na Paraíba, a autora busca narrar o amadurecimento de protagonistas que experimentam o contato com o outro, a partir da relação com os seus modelos familiares. Ao longo desse processo de "desabrochar", acabam por descobrir a violência dos sentimentos humanos, como a inveja e a ansiedade.

+ Caetano e filhos regravam música de Gilberto Gil em novo disco; ouça

O livro mistura as primeiras descobertas dos personagens ao tédio que frequentemente toma lugar na vida adulta. O caminho vai dos contatos iniciais com o medo, a angústia, a cumplicidade com os avós, o calor dos primeiros modelos infantis e o descobrimento de um mundo cheio de possibilidades até um desenrolar-se nem sempre feliz ao final dos anos.

"Todo este descobrimento e aventura são elaborados com sutileza, e as histórias são contadas sem afetação, criando personagens cativantes que se desenvolvem dentro de contextos cotidianos, sempre bem apresentados pela escrita magistral da autora. Estamos diante de uma grande narradora, senhora do seu ofício. Os prêmios já alcançados por ela não me desmentem" destaca o editor Wilson Gorj.

"Embora 'Face Serena' fuja da ingenuidade, os contos trazem também o relembrar de uma fase da vida de descobrimentos. Mas, tratando-se de uma escritora do porte da Maria Valéria Rezende, o mérito do livro não está apenas no que as histórias transmitem, mas sobretudo na forma como a escritora as apresenta", completa o editor Tonho França sobre a autora de 75 anos, em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia.

Entre as obras escritas por Maria Valéria Rezende estão “O voo da guará vermelha” (Objetiva, 2005), publicada em Portugal e na França, além de duas edições na Espanha (espanhol e catalão). A escritora ganhou o prêmio Jabuti em 2009, na categoria infantil, com “No risco do caracol” (Autêntica, 2008) e, em 2013, categoria juvenil, o romance “Ouro dentro da cabeça” (Autêntica 2012).

Também ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com Quarenta dias (Alfaguara, 2014). Em 2017, seu romance “Outros Cantos” ganhou o Prémio Casa de las Américas (Cuba), o Prêmio São Paulo e o prêmio Jabuti (3º Lugar).

Campo obrigatório