Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Caetano escreve texto para apresentar DVD/CD gravado com filhos

Cantor e compositor explica porque 'Ofertório' foi escolhido como título do registro

Caetano escreve texto para apresentar DVD/CD gravado com filhos
Notícias ao Minuto Brasil

18:57 - 04/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Música

"Tudo isso foi um sonho meu, acalentado por longo tempo". A frase foi escrita por Caetano Veloso no texto de apresentação de "Ofertório Ao Vivo", registro do show que o cantor e compositor fez ao lado dos filhos, Moreno, Zeca e Tom, em São Paulo, em outubro passado. A gravação é um tributo à turnê, que passou ainda pelo Rio de Janeiro e por Belo Horizionte - sempre com ingressos esgotados.

No texto, Caetano explica ainda porque o CD e DVD lançados agora pela Universal ganharam título diferente do show, que era "Caetano Moreno Zeca Tom - Veloso".

+ Produtor de peça sobre Dona Ivone Lara explica escolha de Fabiana Cozza

"É que a canção que fiz para a missa de 90 anos de minha mãe toca no cerne do nosso feixe temático: as relações familiares, a família de inspirações que assaltam os quatro modestos mas entusiasmados criadores", revelou.

"Ofertório" foi composta por Caetano a pedido da irmã Mabel Veloso, para a missa em homenagem aos 90 anos da mãe deles, Dona Canô (1907 – 2012).

Veja o texto na íntegra

"Decidimos pôr o título 'Ofertório' no CD/DVD do nosso show (que, até então, era conhecido apenas pela lista dos nossos nomes em ordem de idade e de número de sílabas: Caetano Moreno Zeca Tom - Veloso) quando ele já tinha sido apresentado em temporadas no Rio e em São Paulo, além de uma ida a BH. É que a canção que fiz para a missa de 90 anos de minha mãe toca no cerne do nosso feixe temático: as relações familiares, a família de inspirações que assaltam os quatro modestos mas entusiasmados criadores, a visão total que, como nenhuma outra dimensão do conhecimento, a religião expõe.

Esse canto ritual escrito por mim, que sou o único não-religioso do grupo, ilumina a entrada de 'Reconvexo', o desaforado brado do Recôncavo Baiano que, no roteiro, vem logo em seguida. Mas também expande seus raios sobre 'Um passo à frente', de Moreno, 'Todo homem', de Zeca, Clarão, de Tom, meu 'Jenipapo absoluto' ou 'Tá escrito', de Xande de Pilares - enfim, a todo o repertório do show. Tanto que forçamos impor o novo título ao próprio espetáculo.

Tudo isso foi um sonho meu, acalentado por longo tempo. O show que fiz no Sesc de São Paulo com Moreno em 2006 voltava sempre à minha cabeça. Zeca e Tom se chegando para a música também, imaginei armar um com os três, num modo de estar mais perto deles depois de crescidos. E de clarear - para mim, para eles e para os outros - o sentido da presença de Bethânia e minha, assim como as de Gil e Gal, no cenário da música popular do Brasil. Tom, que vai direto à essência das coisas, logo disse, ao saber do plano, que queria que cantássemos 'O seu amor', canção de Gil escrita para os Doces Bárbaros.

Na nossa cabeça não tínhamos um "produto" para oferecer. Tratava-se sempre de uma delicada e vulnerável experiência existencial que enfrentamos com alegria e preocupação. A estreia logo nos colocou mais do lado da alegria. Mas continuamos atentos. Agora temos um produto para apresentar. Que nosso grupo semi-amador, mas de alma sofisticada, apareça nessas gravações fiel a seu espírito.

'Todo homem', canção de Zeca, tornou-se conhecida e amada por mais de um milhão de pessoas. Nossas apresentações despertam emoções novas em espectadores surpresos. Nossos colegas sentem carinho pelo que veem e ouvem de nós. Esperamos que todas as pessoas que virem e ouvirem, no CD/DVD que se lança agora, possam também se enternecer com nossos sons e imagens. Que nossa aventura familiar contribua com a construção do Brasil."

Caetano Veloso

Campo obrigatório