Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

UE chega a acordo para abolir tarifas telefônicas de roaming

Usuários não gastarão mais em tarifas entre os países do bloco

UE chega a acordo para abolir tarifas telefônicas de roaming
Notícias ao Minuto Brasil

13:27 - 01/02/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Celular

As tarifas de roaming em chamadas internacionais serão abolidas na União Europeia a partir de junho, graças a um acordo alcançado entre as as três instituições locais, o Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia.   

O tratado foi alcançado informalmente durante esta madrugada (1), após negociações sobre os preços aplicados entre as operadoras e por seus adicionais em serviços de roaming. Cada país ainda precisa ratificar o texto. Serão modificadas as tarifas europeias para que as operadoras possam oferecer o serviço de roaming sem aumentar os custos de telefonemas nacionais.

A partir do dia 15 de junho, o preço limite para o serviço de dados cairá de 50 euros por Gigabyte a 7,7/GB, e continuará sendo reduzido em etapas. Em 1 de janeiro de 2018, o teto será de 6 euros por Giga, enquanto, em 1 de janeiro de 2022, a previsão é de que chegue a 2,5 euros por Giga. O valor limite é mais baixo que o inicialmente proposto pela Comissão Europeia, de 8,5 euros por Giga, mas permitirá que as operadoras invistam mais em redes 5G, explicaram os organismos europeus.

"A partir de 15 de junho, os europeus poderão viajar dentro da UE sem tarifas de roaming, enquanto as operadoras poderão continuar oferecendo serviços e ofertas atrativas em seus mercados nacionais", disse o comissário para Assuntos Digitais da UE, Andrus Ansip. (ANSA)

Leia também: Receita regulamenta Programa de Regularização Tributária

Campo obrigatório