Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na Suíça, advogados de Guerrero esperam resposta sobre liberação

O advogado Julio Garcia disse que espera um avanço substancial na busca pela liberação do atleta por meio da Justiça comum da Suíça

Na Suíça, advogados de Guerrero esperam resposta sobre liberação
Notícias ao Minuto Brasil

19:01 - 04/09/18 por Folhapress

Esporte Imbróglio

Os advogados de Paolo Guerrero estão na Suíça, onde tentam recurso para que ele possa voltar a atuar ainda em 2018. Alijado dos gramados por pena imposta pela CAS (Corte Arbitral do Esporte, na sigla em inglês), o peruano crê em avanço rápido do caso.

Em contato com a reportagem, o advogado Julio Garcia disse que espera um avanço substancial na busca pela liberação do atleta por meio da Justiça comum da Suíça até o fim desta semana. Por enquanto, a estafe do jogador evita detalhes da estratégia de defesa para não atrapalhar no caso.

O atacante de 34 anos tem apoio até do presidente do Peru. Martín Vizcarra esteve com ele na passagem pelo país no mês passado e reforçou sua crença na inocência do atleta. O político intercederá para auxiliar na tese de defesa do jogador.

Guerrero, que ficou no Peru, também alegou inocência em nota oficial, quando reforçou a busca por seus direitos em qualquer esfera possível.

"Trabalhamos para que Paolo volte a jogar o quanto antes", disse Julio, à reportagem. O advogado ainda confirmou a expectativa de andamento do processo nos próximos dias.

Guerrero foi julgado e punido pela Fifa com um ano de afastamento por conta de um teste positivo de doping para substância benzoilecgonina, principal metabólico da cocaína e da folha de coca. O exame foi feito após a partida entre Peru e Argentina em outubro de 2017, em Buenos Aires, válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Em seguida, entrou com recurso por meio do Comitê de Apelações da entidade e reduziu a pena, em um primeiro momento, para seis meses. Em maio, porém, o caso foi à CAS, que aplicou 14 meses de suspensão.

Guerrero foi buscar seus direitos além do âmbito esportivo e conseguiu efeito suspensivo no Tribunal Federal Suíço no fim do mesmo mês.

Com a liberação provisória, atuou pelo Peru na Copa e, desde o regresso da Rússia, jogou mais quatro partidas pelo Flamengo. Em seguida, foi contratado pelo Internacional e tinha estreia marcada para o jogo contra o Palmeiras. No entanto, viu cair a liminar que o liberava para atuar e voltou a estar proibido de qualquer atividade como profissional do futebol.

O vínculo de Guerrero está, desde então, suspenso. Sem pagar salários, como previsto em contrato, o Internacional ainda poderá ampliar o vínculo do atleta em tempo correspondente ao período de afastamento.

Com a punição em vigor -de mais oito meses- o centroavante só poderá voltar jogar ou mesmo treinar utilizando a estrutura do clube em abril de 2019. O objetivo, porém, é reverter o quadro e o liberá-lo para atuar ainda neste ano. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório