Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Flamengo inicia 2019 com perda de patrocínio e Caixa sob risco

Parceira há cinco anos, a Caixa tem acordo de R$ 25 milhões por ano com o rubro-negro; a questão é que Jair Bolsonaro já sinalizou que vai fechar a torneira com este tipo de apoio estatal

Flamengo inicia 2019 com perda de patrocínio e Caixa sob risco
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 24/12/18 por Folhapress

Esporte Dinheiro

Clube com o uniforme 'mais valioso' do Brasil, o Flamengo inicia 2019 com o desafio de repor perdas de receitas com patrocínios de sua camisa.

A Carabao, que expunha sua marca nas mangas, já está de saída. Pelo acordo inicial, os tailandeses investiriam quase R$ 200 milhões no clube, mas os valores estavam atrelados à venda de bebidas.

Os resultados não foram como o esperado e a empresa teve de refazer seu contrato com o Fla, reduzindo para aproximadamente R$ 100 milhões. A diminuição deste aporte fez com que a patrocinadora não ocupasse o espaço mais nobre do 'manto sagrado', algo que estava previsto em contrato.

+ PSG deve vender Neymar ou Mbappé para não ser punido pela UEFA

O patrocínio master é outra questão ainda indefinida para o ano. Parceira há cinco anos, a Caixa tem acordo de R$ 25 milhões por ano com o Rubro-negro. A questão é que Jair Bolsonaro, novo presidente do Brasil, já sinalizou que vai fechar a torneira com este tipo de apoio estatal.

Há ainda um novo entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), que definiu que é "irregular a prorrogação de contratos de patrocínio" de empresas estatais, uma vez que os mesmos "não se constituem em serviço de natureza contínua". Este acórdão pode complicar a vida de clubes de dependem dos recursos do banco.

+ Fãs encontram Neymar descalço em loja de conveniência; vídeo

Apesar destas incertezas, há uma boa razão para comemorar. Patrocinadora do clube desde 2016, a MRV renovou até 2020 e seguirá ocupando as costas da camisa do Flamengo. Segundo o jornal 'O Globo', o novo acordo saltou de R$ 16 milhões para R$ 20 milhões. De acordo com o balanço rubro-negro de 2017, o Fla embolsou na casa de R$ 90 milhões com patrocínios (incluindo valores recebidos da fornecedora de material).

O clube ainda estampa as marcas da empresa de alimentos Kodilar, da plataforma digital Descomplica, da Universidade do Brasil e da empresa de telefonia Tim. A previsão da nova direção rubro-negra é que todas as propriedades disponíveis no uniforme sigam completas neste próximo ano. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório