Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

José Serra chamada a depor em caso de cartel de trens

A Polícia Federal apresentou essa quarta-feira (20) intimação ao ex-governador de São Paulo, que agora concorre a lugar no Senado, para prestar esclarecimentos sobre a sua relação com as empresas do cartel de trens, ativas em São Paulo entre 1998 e 2008.

José Serra chamada a depor em caso de cartel de trens
Notícias ao Minuto Brasil

06:59 - 21/08/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Justiça Intimação

Em convocatória oficial, o ex-governador José Serra (PSDB) foi chamado a prestar esclarecimentos sobre o seu possível envolvimento no esquema de fraude em licitações, entre as várias que ocorreram durante gestão do PSDB, escreve a Folha de São Paulo.

De acordo com a intimação da Polícia Federal, é preciso apurar se houve contatos, e de que natureza foram, entre o então governador de São Paulo e as empresas do cartel de trens, que atuaram no Estado durante dez anos, no período 1998-2008. A PF convocou ainda mais 44 pessoas para prestarem depoimento sobre o caso.

Em causa estão as denúncias de fraude nas licitações em vários governos paulistas liderados pelo PSDB. Neste caso, a PF investiga o possível favorecimento de Serra para as multinacionais CAF e Alstom, que concorriam contra a Siemens. A suspeita partiu de e-mails a que a PF teve acesso assim como do depoimento de um executivo da Siemens.

Nelson Branco Marchetti terá afirmado que José Serra e José Luiz Portella, ex-secretário dos Trasportes Metropolitanos, que também foi intimado, terão exercido pressão para que a Siemens desistisse do recurso que impediria a conclusão da licitação da CPTM, onde a CAF tinha já apresentado proposta superior.

De acordo com o executivo da multinacional alemã, o ex-governador de São Paulo terá sugerido que a Siemens tentasse um acordo para evitar o conflito com a CAF e ameaçou ainda cancelar a licitação caso essa empresa fosse desqualificada. Na época, a Siemens apresentou proposta mais baixo e, para ganhar, procurou descreditar a rival.

No leilão da CPTM em questão estavam 40 trens em espera para ser adquiridos, em 2008.

Campo obrigatório