Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comer a mesma refeição todos os dias ajuda a perder peso?

"Muitas pessoas acabam por ingerir os mesmos alimentos todos os dias porque acreditam que são os ‘melhores’ ou ‘mais saudáveis’", afirma a nutricionista Tori Schmitt

Comer a mesma refeição todos os dias ajuda a perder peso?
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 15/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Perder peso

Come sempre o mesmo café da manhã, almoço e jantar? Trata-se de um tática muito comum entre quem pretende emagrecer.

"Muitas pessoas acabam por ingerir os mesmos alimentos todos os dias porque acreditam que são os ‘melhores’ ou ‘mais saudáveis’", afirma a nutricionista Tori Schmitt, fundadora do YES! Nutrition. 

“Para outros nutricionistas, o método ‘coma-a-mesma-coisa-todos-os-dias’ é mais fácil. Já que exclui a parte de pensar em quais alimentos escolher e otimiza o processo de ir ao supermercado, fazer compras e preparar as refeições”, diz.Ainda assim, as desvantagens dessa abordagem simplificada podem arruinar os seus objetivos de perda de peso e até mesmo a sua saúde. “Ao comer o mesmo alimento com frequência, o cérebro na verdade começa a perceber que a comida é cada vez menos apetitosa”, diz Schmitt. Tal é conhecido como fadiga do paladar ou exaustão do paladar.

O resultado: “Aderir ao menu fixo torna-se cada vez mais difícil e o seu desejo por ‘fast food’ com um paladar mais forte aumenta”, salienta. E é nesse momento que os deslizes e excessos ocorrem. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, relacionou uma variedade nutricional a um risco menor de obesidade.

Como tal, mesmo que comer uma grande variedade de alimentos ao longo de uma semana ou um mês exija mais preparação, é mais fácil de manter a longo prazo.

“Ainda mais preocupante do que a exaustão, porém, é do défice nutricional que advém de comer os mesmos alimentos dia após dia”, diz Schmitt. Isso porque, não importa o quão saudável esteja a comer, não vai consumir todos os nutrientes que precisa na vida em três refeições idênticas ao dia.

“Cada alimento oferece uma mistura única de nutrientes”, diz Schmitt. “Fontes de proteínas diferentes são uma matriz diferente de aminoácidos, e alimentos ricos em gordura, como azeitonas e abacate são fontes específicas de ácidos gordos essenciais.

Carências nutricionais podem comprometer seus níveis de energia e sua capacidade de construir músculos enquanto queima de gordura, também levando a sérios problemas de saúde — como anemia — que podem exigir intervenção médica para tratar. Basicamente, não é algo que queira arriscar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório