Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Passageiros de 1ª classe são odiados pelos demais, diz estudo

"Aviões são microcosmos de estratificação social", pois os passageiros da área mais barata são constantemente lembrados de sua condição social

Passageiros de 1ª classe são odiados pelos demais, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

00:54 - 05/05/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Segregação

Um estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences pesquisou a "luta de classes" que ocorre entre os passageiros de voos e descobriu que o "ódio aéreo" entre os passageiros da classe econômica e da primeira classe não é tão incomum assim. Os dados anônimos dos passageiros foram fornecidos por uma grande companhia aérea internacional.

Segundo o site 'Vice', em uma escala psicológica, a simples presença de passageiros VIPs pode equivaler a um atraso de 9 horas e 29 minutos no voo. Os passageiros da classe VIP, que recebem tratamento diferenciado, ocupam área exclusiva e restrita e ostentam muitas regalias e confortos, causam revolta nos passageiros isolados da classe econômica.

"Aviões são microcosmos de estratificação social", pois os passageiros da área mais barata são constantemente lembrados de sua condição social:

“Viagens aéreas e aeroportos tornam a guerra de classes muito aparentes para as pessoas”, explicou a principal autora do estudo, Katherine DeCelles, professora associada de comportamento organizacional da Universidade de Toronto, no Canadá.

Na aeronave, a desigualdade surge de forma física e situacional: a física se dá pelas alas separadas e a situacional pelo lembrete a todo momento do status do indivíduo, ao não ter acesso às regalias que alguns passageiros têm. Os cientistas descobriram ainda que o ódio entre passageiros é quase 400% maior em aviões que possuem o serviço de primeira classe.

Mas para tudo tem jeito: “Soluções comportamentais podem ser implementadas, e as empresas aéreas definitivamente estão experimentando com padrões de embarque e portões duplos”, disse DeCelles. “Mas coisas como cortinas divisórias, impedir acesso a banheiro e até mesmo o cheiro de biscoitos fresquinhos da primeira classe podem servir como lembretes de sua situação social às pessoas.”

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório