Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ejaculação e orgasmo são distintos; conheça a diferença

Enquanto o orgasmo é um processo neurofisiológico, a ejaculação é um processo físico, com contração da musculatura pélvica e eliminação de sêmen

Ejaculação e orgasmo são distintos;
conheça a diferença
Notícias ao Minuto Brasil

09:18 - 24/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Satisfação

O orgasmo masculino não é um assuto tão simples quanto parece. Grande parte das pessoas acredita que o clímax do homem acontece quando ele ejacula, ou seja, libera esperma, pois ambos estão muito ligados e, com frequência, acontecem ao mesmo tempo. Contudo, especialistas explicam que os dois fenômenos não são necessariamente o mesmo e, por isso, nem sempre a ejaculação significa ter prazer e nem sempre se ejacula ao ter orgasmo, revela o UOL.

“O orgasmo é uma experiência sensorial relacionada ao clímax do ato sexual, ao passo que a ejaculação é a expulsão ou emissão do líquido seminal", afirma o urologista Guilherme Leme de Souza, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Daniel Luiz Paulillo, afirma que enquanto o orgasmo é um processo neurofisiológico, com liberação de serotonina que culmina com a sensação máxima de prazer, a ejaculação é um processo físico, com contração da musculatura pélvica e eliminação de sêmen. Ainda segundo o especialista, os processos são distintos e não dependem um do outro para acontecer.

“Ter orgasmo sem ejacular é uma situação possível e não rara", diz José Bento de Souza, ginecologista do Hospital Albert Einstein. É o caso dos homens que precisam remover a próstata e que, por isso, não terão mais ejaculação, mas poderão ter orgasmos. Este processo é chamado de anejaculação ou orgasmo seco. Diabéticos, hipertensos, homens sob efeito de muito estresse e usuários de antidepressivos também podem ter orgasmos sem ejacular. Ainda segundo os especialistas, ter orgasmos sem gozar esporadicamente não denota nenhum problema e não indica que o homem deva procurar nenhum médico - o caso só vai aspirar cuidados se o caso for frequente.

Já a ejaculação sem orgasmo pode se tornar um problema quando ocorre precocemente. “Muitas vezes, o homem ejacula tão rapidamente que não chega ao clímax. Nesse caso, o melhor é consultar um urologista para orientações e tratamento adequado”, fala Paulillo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório