Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alimentos que ajudam a combater a carência de zinco

O zinco sintetiza proteínas e regula o sistema imunológico

Alimentos que ajudam a combater 
a carência de zinco
Notícias ao Minuto Brasil

12:05 - 21/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

O zinco é um mineral essencial que tem como principal função a síntese das proteínas e a regulação do sistema imunológico, dois fatores que contribuem para o bom funcionamento do organismo e para a saúde geral do corpo.

deficiência de zinco é comum entre pessoas vegetarianas ou com mais de 60 anos, contudo, todas as pessoas devem prestar uma especial atenção a este mineral e aos sintomas associados a uma possível carência ou presença em excesso no organismo, como reforça o site Mind Body Green, que revela os perigos de toxicidade e perturbação do armazenamento de cobre e ferro por parte do organismo, embora não se trate de uma situação pouco comum.

A carência de zinco pode ser combatida com a ingestão de suplementos alimentares – algo que pode causar diarreia, náuseas e vômitos – mas também através da alimentação, uma fonte natural e eficaz deste mineral.

Os frutos do mar são um dos alimentos que possui melhores quantidades de zinco. A publicação diz que seis ostras médias possuem 76 gramas de zinco, ou seja, cerca de sete vezes mais do que o recomendado. Também a carne é uma opção que deve ser levada em conta, sendo que a carne vermelha uma melhor fonte deste deste mineral do que a carne branca. O leite e o queijo fornecem cerca de um grama de zinco por cada dose.

Para quem segue uma dieta isenta de produtos de origem animal, os cereais fortificados são uma alternativa para repor os níveis de zinco, assim como as sementes e as oleaginosas, em especial as sementes de abóbora, caju, nozes e amêndoas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório