Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dieta vegana não ajuda a perder peso

A alimentação vegana exclui todo e qualquer produto de origem animal, contudo, isso não significa perda de peso

Dieta vegana não ajuda a perder peso
Notícias ao Minuto Brasil

14:30 - 23/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SEM CARNE

Não há uma dieta perfeita, nem tão pouco uma dieta que tenha o mesmo efeito em todas as pessoas. Contudo, é consenso que a dieta vegana é muito saudável e das que mais promove a perda de peso, graças à exclusão de gorduras de origem animal.

Leia também: De que carne é feita a mortadela?

Mas mesmo sendo promissora, a dieta vegana pode não promover a perda de peso, e existem cinco motivos para que isso aconteça. 

De acordo com a revista Time, um desses motivos é a quantidade de comida ingerida. Por serem mais saudáveis e naturais, os alimentos de origem vegetal tendem a ser consumidos em maiores quantidades, e por isso pode-se exagerar nas doses e nas calorias ingeridas. Como acontece com qualquer tipo de alimentação, a quantidade depende sempre de fatores como a prática de exercício físico, o peso, as necessidades e a capacidade de queimar gordura nos momentos de descanso.

Embora existam proteínas de origem vegetal tão completas quanto as de origem animal, o consumo de proteínas nem sempre é o mais adequado quando se segue uma dieta vegana, especialmente quando não há acompanhamento de um nutricionista.

Segundo a revista, fazer as principais refeições à noite (final de tarde e/ou jantar) é um outro motivo pelo qual nem sempre se consegue emagrecer com uma dieta vegana. Esta consequência existe em qualquer tipo de alimentação, mas visto que existe uma tendência para abusar nas doses, as consequências tendem a ser ainda mais nocivas nas dietas isentas de produtos de origem animal.

E tal como acontece com os alimentos isentos de glúten, também os alimentos veganos industrializados podem ser um erro, pois muitas vezes são altamente processados e repletos de sal, açúcar e gorduras (trans e saturadas).

Apesar da dieta vegana ser tão versátil e criativa quanto a alimentação mediterrânea, por exemplo, existe uma outra tendência associada a este tipo de regime que pode trazer consequências a médio e longo prazo: o consumo de sucos e shakes. Como lhe revelamos há tempos, estes sucos podem ser repletos de vitaminas, porém, não estão livres de açúcar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório