Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

9 alimentos que aumentam o risco de acne na vida adulta

Se pensa que este problema é uma coisa de adolescentes, engana-se

9 alimentos que aumentam
o risco de acne na vida adulta
Notícias ao Minuto Brasil

18:34 - 02/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

A acne é um problema de pele comum na adolescência e que se caracteriza pelo aparecimento suave ou intenso de espinhas com pus que, quando não tratadas, podem dar origem a cicatrizes para toda a vida.

Leia também: Não resiste ao açúcar? Aprenda a livrar-se do vício

Embora esteja associada à puberdade, a acne pode, na verdade, afetar adultos em qualquer idade, especialmente quando os níveis de estresse são elevados ou os cuidados de higiene facial não são os melhores. Mas há um outro fator que pode desencadear a acne em adultos: a alimentação. E não, o chocolate não conta.

Como explica o site Eat This, Not That!, existem alimentos que promovem os processos inflamatórios da pele, aumentando a probabilidade do aparecimento de espinhas – que, muitas vezes, intensificam-se com o uso incorreto de maquiagem, por exemplo. Este processo inflamatório varia de pessoa para pessoa e está, em grande parte, dependente da atuação dos hormônios e de outros fatores, como o estresse e problemas de pele já diagnosticados. 

Um dos alimentos que piora este problema cutâneo é o leite, especialmente o que não contém gordura ou se rotula como ‘magro’. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, há uma ligação clara entre o leite desnatado e a acne por culpa dos elevados níveis de lactose presentes nesta versão da bebida e que dificilmente são bem digeridos pelos adultos. Além disso, e tal como acontece com o consumo de soja, o leite consegue interferir na produção hormonal, deixando-as desreguladas e capazes de atuar diretamente na pele.

Pelas quantidades exorbitantes de açúcar e aditivos, os refrigerantes também são um verdadeiro veneno para a saúde da pele, tal como fast-food (que é rica em gorduras trans e saturadas). Estes dois tipos de alimentos não só fazem mal à saúde como conseguem melhorar os marcadores inflamatórios, algo que facilmente se espelha na pele. Sim, as inflamações intestinais veem-se facilmente no rosto.

Comer apenas a clara do ovo até parece ser nutricionalmente apelativo, uma vez que as calorias são mínimas, mas desta maneira você priva o organismo de alguns dos nutrientes importantes para o seu bom funcionamento, nutrientes esses – como as vitaminas do complexo B – que provem uma boa saúde da pele, das unhas e do cabelo.

Os alimentos feitos com farinha branca refinada (como o pão branco, o macarrão, os sucrilhos ou os biscoitos) também aceleram os danos da pele, deixando-a fraca e ocasionando problemas como a acne e a rosácea, de acordo com a publicação.

Por causar problemas digestivos e por aumentar a intensidade dos marcadores inflamatórios, também a carne vermelha deve ser evitada, diz a médica Susan Tucker, que salienta que grande parte dos problemas de acne, rosácea e eczema desaparecem ou atenuam quando a pessoa deixa de consumir esta proteína de origem animal.

Por ser igualmente inflamatório, também o consumo de álcool deve ser moderado. Já a ingestão de bebidas energéticas deve ser evitada por causa do elevado índice glicêmico que possuem, mas também por conter componentes que podem deixar a pele irritada.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório