Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo: probióticos são novos aliados da pele

Os probióticos, bactérias boas que colonizam o nosso intestino, mostram-se promissores na dermatologia atuando contra acne e rugas

Notícias ao Minuto Brasil

12:40 - 27/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Os cuidados com a pele estão sempre surgindo, mas a mais recente aposta da dermatologia não vai para nenhum creme em específico, mas sim para as bactérias, mais especificamente os probióticos. Essas bactérias boas que colonizam o intestino já eram usadas por via oral ou pela alimentação para melhorar o funcionamento intestinal e até fortalecer o sistema imunológico, mas agora parecem ter conquistado a dermatologia.

O dermatologista Jadis Volpe explica para a revista Veja, que os probióticos estão sendo utilizados na forma de cremes para aliviar problemas de acne e até rugas.

+ Conheça os cuidados que você deve ter com a dieta do jejum intermitente

Os estudos “mostraram melhorias da inflamação nas espinhas, sendo considerados uma alternativa promissora à utilização de antibióticos orais de controle da doença”.

Os estudos também analisaram a eficácia dos probióticos tópicos para o tratamento da pele seca e sensível e concluíram que conseguiram aumentar significativamente os níveis de ceramida na primeira camada da pele, melhorando a hidratação e promovendo uma ação anti-envelhecimento.

Como ajudam a reduzir a inflamação, também está sendo estudada a sua ação em casos de rosácea, dermatites e psoríase.

No entanto, como destaca Jadis Volpe, esta inovação pode trazer algumas dificuldades para indústria de cosméticos, uma vez que os cremes devem ser personalizados com as bactérias ideais para as necessidades da pele de cada pessoa. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório