Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como o estado em que os dentes estão pode condicionar o treino

Uma dor de dentes incapacita qualquer um, mas há um problema específico que pode mesmo condicionar a performance física

Como o estado em que os dentes estão pode condicionar o treino
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 13/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A periodontite é uma inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que suportam os dentes. A gengiva é a parte do corpo que mais sofre com esta condição comum, mas está longe de ser o único. Sabia que este problema dentário pode interferir diretamente com a performance esportiva e com a capacidade de se recuperar de um treino?

A ligação entre a periodontite e o mau rendimento esportivo é explicada pela publicação "Buena Vida" do jornal espanhol "As", que revela que a inflamação sistêmica causada pela periodontite afeta todo o organismo, podendo não só tirar a capacidade esportiva do atleta, como pode mesmo aumentar o risco de algumas lesões, como a contratura e fadiga muscular. A recuperação destas e de outras lesões esportivas pode também ficar comprometida quando a saúde da boca não é a melhor.

+ Dez formas de ter mais qualidade de vida em 2018

No caso de um mau diagnóstico e tratamento de periodontite, o risco de perda de dentes é grande, uma vez que o suporte dos mesmos acaba por enfraquecer de forma gradual à medida que a inflamação e infecção vão ganhando mais dias de atuação.

Apesar de se tratar de uma condição comum nas crianças, a má higiene bucal – que dá origem ao aparecimento de placa bacteriana e tártaro – é uma das causas mais comuns desta patologia, contudo, a predisposição genética, o tabagismo, a diabetes, a idade, a má nutrição, o bruxismo e o mau posicionamento natural dos dentes podem também contribuir para este quadro clínico.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório