Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Primeiro-ministro italiano anuncia demissão

Governo de coligação cai em Espanha

Primeiro-ministro italiano anuncia demissão
Notícias ao Minuto Brasil

14:30 - 20/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Governo

Nesta terça-feira (20), o primeiro-ministro Giuseppe Conte apresentou sua demissão colocando um fim à coligação no poder na Itália. Este já era o cenário mais esperado depois do líder da Liga, Matteo Salvini, ter feito duras críticas contra ele.

Guiseppe Conte deverá agora apresentar a sua renúncia ao Presidente, Sergio Mattarella, acabando com o 65.º Governo da República italiana e abrindo caminho a consultas para formar novo executivo.

Em 8 de agosto, Matteo Salvini quebrou a aliança entre o seu partido (Liga) e o Movimento Cinco Estrelas (M5S, anti-sistema), de Luigi Di Maio, dizendo que estava cansado de conflitos com o seu aliado em grandes projetos - como o TGV Lyon-Turim. O político decidiu abandonar a coligação e exigiu eleições no outono, aproveitando que as pesquisas lhe dão 36 a 38% das intenções de voto.

Perfil

Giuseppe Conte é um procurador-geral público e era desconhecido publicamente até se ter tornado primeiro-ministro, exigiu, no entanto, que o processo se desenrolasse no parlamento. 

Campo obrigatório