Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro critica Argentina por plano que altera poderes de militares

Bolsonaro critica presidente da Argentina por plano que altera poderes de militares

Bolsonaro critica Argentina por plano que altera poderes de militares
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 24/01/20 por Folhapress

Mundo Vizinhos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar seu par argentino, Alberto Fernández, na noite desta quinta-feira (24). Numa mensagem em redes sociais, o brasileiro publicou uma reportagem do jornal local Cronista que relata uma proposta do governo Fernández para retirar alguns poderes do comando das Forças Armadas. Para Bolsonaro, a medida deixaria "os militares submissos as [sic] vontades políticas e ideológicas do governo".

Segundo o jornal argentino, o plano do atual governo é revogar um decreto assinado pelo ex-presidente Mauricio Macri em 2016.

O instrumento transferiu, do Ministério da Defesa à cúpula militar, poderes como o de conceder graus militares, designar pessoal para cargos de média hierarquia, definir destinos de missões, aprovar qualificações obtidas em institutos de recrutamento e escolas superiores, conceder licenças e dispor sobre baixas e aposentadorias compulsórias, entre outros. 

O plano de Fernández, portanto, retiraria essas prerrogativas do alto-comando militar e as devolveria ao Ministério da Defesa.

O atual líder argentino é alvo de críticas de Bolsonaro desde que entrou na disputa pela Presidência, em maio de 2019. Assim como sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, Fernández é aliado do ex-presidente Lula –ambos defenderam publicamente a liberdade do petista quando ele estava preso em Curitiba. Bolsonaro, por sua vez, é aliado do ex-presidente Maurício Macri, que perdeu a reeleição para a chapa esquerdista. 

O presidente brasileiro não ligou para cumprimentar Fernández quando sua vitória foi anunciada e decidiu não ir à sua posse. Ele chegou a cogitar deixar o país sem representante na cerimônia, realizada em dezembro em Buenos Aires, mas decidiu de última hora enviar seu vice, o general Hamilton Mourão.

As críticas de Bolsonaro a Fernández representam uma quebra de protocolo, uma vez que é praxe diplomática que um presidente não se manifeste sobre assuntos internos de outro país. O presidente brasileiro na Índia, onde se encontrará com o primeiro-ministro Narendra Modi.

Campo obrigatório