Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bar austríaco gera polêmica ao impedir entrada de imigrantes

Cerca de 90 mil migrantes requerem asilo na Áustria, país com 8,5 milhões de habitantes

Bar austríaco gera polêmica ao impedir entrada de imigrantes
Notícias ao Minuto Brasil

16:59 - 13/01/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Áustria

Um bar austríaco divulgou nesta quarta-feira (13) que decidiu proibir a entrada no estabelecimento a "todos os requerentes de asilo", medida que está suscitando duras críticas por parte das organizações de defesa dos direitos humanos daquele país.

O bar, localizado na estância termal de Bad Ischl (nos Alpes austríacos), revelou que tomou esta medida há alguns dias, depois de vários incidentes com imigrantes que alegadamente terão assediado jovens mulheres, incluindo uma funcionária do estabelecimento.

"Cansei e decidi negar-lhes acesso ao meu bar", explicou, em declarações à agência francesa AFP, a proprietária do bar, Karin Siebrecht-Janisch, acrescentando que contratou seguranças para garantir o cumprimento da medida.

Numa mensagem publicada no início desta semana na rede social Facebook, que posteriormente foi retirada, a proprietária do bar afirmou que o estabelecimento era uma zona "livre de requerentes de asilo".

Citado pela AFP, o Ministério Público local esclareceu que esta medida imposta pela proprietária do bar não está prevista na lei austríaca, questão que foi entretanto denunciada pela organização não-governamental especializada em apoio jurídico Zara.

"É ilegal incitar ao ódio contra os 'estrangeiros', mas impor atos discriminatórios contra os refugiados ou requerentes de asilo não é punível no âmbito da lei atual", afirmou uma porta-voz desta organização, Christina Schaefer, recordando que esta entidade exige há vários anos uma alteração da lei.

A polícia de Bas Ischl informou que até à data não recebeu qualquer queixa relacionada com os 120 requerentes de asilo que estão a viver num centro de acolhimento localizado naquela zona.

"Muitas vezes somos chamados por causa de incidentes [naquele bar], como brigas ou jovens embriagadas, mas nada relacionado com refugiados", assegurou um porta-voz da polícia em declarações ao jornal Die Presse.

No ano passado, várias centenas de milhares de migrantes passaram pela Áustria em direção à Alemanha. Cerca de 90 mil migrantes requerem asilo na Áustria, país com 8,5 milhões de habitantes, uma das taxas de pedidos de asilo mais elevadas tendo em conta a população total.

Campo obrigatório