Meteorologia

  • 28 OUTUBRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Erupção em La Palma tem intensidade e magma para durar semanas'

Especialista diz que ainda é cedo para saber exatamente quanto tempo vai durar a expulsão de lava

'Erupção em La Palma tem intensidade e magma para durar semanas'
Notícias ao Minuto Brasil

17:27 - 20/09/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Vulcão

A diretora do Observatório Geofísico Central do Instituto Geográfico Nacional, Carmen López, explicou, esta segunda-feira, ao El País, que a erupção do vulcão em La Palma era esperada, mas ainda é cedo para saber exatamente quanto tempo é que esta vai durar.

A especialista começou relembrando que, uma semana antes de nascer esta “fissura vulcânica”, o arquipélago das Canárias foi abalado por uma série de terramotos e La Palma tem uma série de fraturas de erupções recentes que facilitam este fenômeno, ou seja, a erupção do vulcão era “iminente”.

Tal como salienta Carmen López, “a erupção continua imparável”. “Os fluxos de lava continuam a descer encosta abaixo e a atividade é intensa. Há nove pontos de emissão em fraturas. A erupção está em andamento e ainda tem pouco tempo. É muito cedo para perceber a evolução da mesma”, esclareceu.

Também sobre a duração, a responsável disse que, para já, é impossível saber.

“Não se sabe ainda. A vigilância está sendo intensificada. Estão sendo feitos voos para medir o dióxido de enxofre, o que pode dar uma ideia da quantidade que está a ser emitida para a atmosfera a cada dia. Este é um dos parâmetros que nos pode ajudar a verificar se o sistema está a perder energia e o fim da erupção está próximo. Contudo, ainda é cedo para dizer se houve alguma alteração e para antecipar uma data. Mas não se espera que seja um período curto”, clarificou, adiantando que pode durar “semanas”.

“A sensação é que a erupção tem material, intensidade e magma suficientes para durar mais do que alguns dias, semanas”, concluiu.

Campo obrigatório