Meteorologia

  • 22 JANEIRO 2022
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

As imagens dos três meses de destruição do Cumbre Vieja

Depois de três meses, a erupção na ilha de La Palma chegou ao fim.

As imagens dos três meses de destruição do Cumbre Vieja - Depois de três meses, a erupção na ilha de La Palma chegou ao fim.

Notícias ao Minuto Brasil

07:41 - 28/12/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Cumbre Vieja

Foi no dia de Natal, 25 de dezembro, que a erupção devastadora do vulcão Cumbre Vieja foi dada como terminada. Depois de três meses de destruição, a ilha espanhola de La Palma, nas Ilhas Canárias, respirou de alívio.

No entanto, o ‘pesadelo’ ainda não terminou. Os especialistas avisaram que serão necessários vários anos para limpar e reconstruir os estragos provocados pela erupção, que começou no dia 19 de setembro.

Além disso, a área continuará ainda a ser perigosa, devido às emissões de gases tóxicos, à temperatura e ao risco de desabamento de terras.

Pelo menos 2.651 casas foram destruídas pela lava e sete mil pessoas foram evacuadas – com as suas residências agora inabitáveis, devido ao acúmulo de cinza vulcânica.

Desde 13 de dezembro que o vulcão não mostrava sinais de atividade e, ao fim de 10 dias, foi oficialmente declarado que a erupção havia chegado ao fim.

A erupção aumentou em 43 hectares a ilha espanhola, com a criação de deltas de lava e fajãs que atingiram as águas do Atlântico.

Veja as imagens.

Campo obrigatório