Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Wilson, o cão que salvou irmãos na selva, foi localizado. "Está arisco"

Animal já foi visto duas vezes na última semana, mas não responde aos estímulos, nem se aproxima dos militares que tentam capturá-lo.

Wilson, o cão que salvou irmãos na selva, foi localizado. "Está arisco"
Notícias ao Minuto Brasil

05:45 - 15/06/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Colômbia

O cão Wilson foi finalmente localizado após ter desaparecido durante a operação de resgate das quatro crianças perdidas na selva da Colômbia por 40 dias, após a queda do avião em que estavam. O animal já foi avistado duas vezes na última semana, mas não responde aos estímulos e não se aproxima dos militares que tentam capturá-lo, conforme revelado pelo capitão do Exército colombiano ao G1.

Wilson, um pastor belga que faz parte das Forças Armadas, chegou a ficar com as quatro crianças, mas acabou se separando delas e das equipes de busca. O capitão Montiel afirmou que, em duas ocasiões, Wilson chegou a ficar a 15 metros das tropas, mas se mantém arisco e evita a aproximação.

Agora, os militares estão tentando uma nova tática. Além de espalhar pedaços de carne no perímetro de busca para que ele se alimente, uma cadela, que Wilson também conhece, passará a integrar a equipe de busca. "Para nós, Wilson faz parte do grupo. Não vamos parar de procurá-lo, e sabemos que ele está vivo", afirmou Montiel.

Wilson está desaparecido desde 18 de maio, antes mesmo das crianças serem encontradas em 9 de junho. A irmã mais velha, Lesly, de 13 anos, chegou a desenhar o animal no hospital onde estão internados em Bogotá.

A equipe de busca pelo cão é composta por cerca de 100 pessoas, entre militares e indígenas. Vale lembrar que as crianças sobreviveram por 40 dias na Amazônia colombiana após a queda do avião na floresta. Elas foram encontradas graças aos esforços dos militares e de um grupo de indígenas, e agora estão se recuperando em um hospital na capital do país.

Segundo Astrid Cáceres, diretora do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar, os menores indicaram ter encontrado um "cachorro" na selva, sem especificar se era o Wilson. Wilson é membro dos esquadrões de busca desde que era filhote. Cáceres acrescentou que as crianças mencionaram "o cachorrinho que se perdeu, que não sabem onde estava e que os acompanhou durante algum tempo".

Leia Também: 'A gente vai dar um soco na cara dela', diz Robinho em áudio usado em condenação por estupro

Campo obrigatório