Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Incêndio em Portugal mata três pessoas

Há pelo menos uma pessoa desaparecida

Incêndio em Portugal mata três pessoas
Notícias ao Minuto Brasil

13:05 - 10/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Funchal

Começou ainda na segunda-feira (8), em São Roque, Portugal. As primeiras chamas deflagraram durante a tarde e começaram a crescer. Movidas pelas altas temperaturas e os ventos fortes que assolam a ilha da Madeira, as chamas prosseguiram o seu caminho, apesar da luta de bombeiros e da população. Na noite da última terça-feira (9), o fogo chegou o Funchal, afetando até o centro histórico local.

São momentos difíceis para os que ainda vivem na Madeira, com as chamas lavrando em diferentes cidades. Há pelo menos três vítimas mortais, confirmou fonte do Governo Regional da Madeira à agência Lusa.

Há também uma pessoa desaparecida e duas feridas com gravidade.

No seu imprevisível caminho, as chamas têm destruído edifícios, alguns emblemáticos, como a unidade hoteleira de luxo Choupana Hills, mas também casas de pessoas e até as instalações de uma associação de animais, que se viu obrigada a deixar os animais fugir, confiando que no instinto destes estaria a chave da sua sobrevivência.

Durante a madrugada, Paulo Cafôfo, autarca do Funchal, revelava que cerca de mil pessoas tinham sido deslocadas das casas, hotéis e hospitais onde estavam. A maior parte (cerca de 600) passou a noite em instalações do exército. Os restantes foram para o centro cívico de São Martinho.

A Madeira já se viu obrigada a pedir ajuda. De fora chegam recursos e mais braços para combater as chamas. Cerca de 135 efetivos, 30 dos Açores e os restantes do continente, foram enviados para a ilha.

Esta quarta-feira (10), o Governo Regional da Madeira dispensou os funcionários considerados não imprescindíveis de comparecerem ao serviço.

O objetivo é evitar um grande afluxo de pessoas no centro da cidade numa altura em que a prioridade é o combate às chamas e a segurança da população. 

Campo obrigatório