Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Artistas transformam personagens da vida real em guerreiros; veja

Projeto foi criado pelo fotógrafo Pedro Curi e pelo artista plástico Alexandre Cavalcanti

Notícias ao Minuto Brasil

19:14 - 28/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fotografia

O fotógrafo brasileiro Pedro Curi decidiu correr o mundo em busca de personagens para uma série retratos. Desde 2009, Pedro vem captando as imagens: Nova York, Maranhão, Indonésia, Morro Santa Marta (RJ), fiéis na Alvorada de São Jorge.

Até que, em 2016, o artista plástico Alexandre Cavalcanti decidiu "tornar a realidade em um novo paralelo com a ilustração aplicada sobre a foto". Ele transformou os personagens em "Guerreiros", adjetivo que dá nome a primeira série do projeto 'C2C', em referência ao sobrenome dos artistas e uma brincadeira com a frase em inglês 'See To See', 'Ver pra Ver'.

"A ideia é criar novos horizontes para as muitas descrições existentes na obra", afirmou Cavalcanti ao Notícias Ao Minuto. E completou: "Nosso objetivo é criar discussões sobre o que é real ou não nessa era digital".

Para Pedro, o que torna o projeto ainda mais interessante é que nenhuma das fotos foi tirada pensando na inserção da arte:

"Só depois que o Alexandre 'criou' um samurai na foto que um morador de rua é que partimos pro arquivo e pensamos na série juntando os nossos trabalhos", disse o fotógrafo.

Segundo ele, a próxima já está prevista. Também com retratos, a nova fase vai tentar captar o pensamento dos personagens:

"A imagens vão ser feitas de forma mais aberta, o que dará ainda mais espaço pra intervenção do artista plástico".

Leia também: Fotos: o mundo visto da perspectiva de um bebê

Campo obrigatório