Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ao lado de Obama, premier japonês discursa em Pearl Harbor

"Não devemos jamais repetir os horrores da guerra", disse Shinzo Abe

Ao lado de Obama, premier japonês 
discursa em Pearl Harbor
Notícias ao Minuto Brasil

20:44 - 27/12/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo 75 anos

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fizeram uma histórica visita juntos a Pearl Harbor nos eventos que lembram os 75 anos do ataque de tropas japonesas à base naval.   

"Não devemos jamais repetir os horrores da guerra. Esse é o nosso empenho. O mundo precisa de tolerância e do poder de reconciliação", disse Abe sob aplausos. O premier ainda ofereceu suas condolências "sinceras e infinitas" para aqueles que perderam suas vidas no ataque.   

Seguindo a mesma linha, Obama ressaltou que, após o conflito, as relações dos dois países tiveram "grande impulso" e "estão mais fortes do que nunca" porque os japoneses "escolheram a amizade, escolheram a paz". "Feridas de guerra podem ceder espaço para a estrada da amizade", disse ainda.   

O mandatário norte-americano, que deixa o cargo no dia 19 de janeiro, ainda fez um apelo e destacou que "não devemos demonizar quem é diferente". Sob muitos aplausos, Obama disse que a base naval é "um lugar sagrado" para todos.   

Essa é a primeira vez desde 1951 que um líder do governo do Japão visita Pearl Harbor e a viagem ocorre há sete meses da visita de Obama à cidade de Hiroshima, alvo de uma bomba atômica dos norte-americanos.   

O ataque surpresa à base naval de Pearl Harbor acelerou o processo de entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Na ação, mais de 2,4 mil militares e funcionários do local perderam a vida. Grande parte deles, estava no navio USS Arizona que agora, afundado, é um memorial pelas vítimas. (ANSA)

Campo obrigatório