Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atirador de boate em Istambul foi combatente do EI, diz imprensa turca

Autoridades turcas divulgaram fotos do criminoso tiradas em diferentes ocasiões

Atirador de boate em Istambul foi combatente do EI, diz imprensa turca
Notícias ao Minuto Brasil

11:08 - 03/01/17 por Folhapress

Mundo Terrorismo

O autor do massacre em uma boate de Istambul no dia 1º de janeiro, que deixou 39 mortos, foi combatente do EI (Estado Islâmico) na Síria, afirmou nesta terça-feira (3) a imprensa turca. O grupo reivindicou o atentado nesta segunda-feira (2).

Ele entrou na Turquia a partir da Síria, onde integrou o EI, razão pela qual "domina o uso das armas de fogo", afirmou o jornal "Hurriyet".

O criminoso, que segue foragido, estava treinado para o combate urbano e foi "escolhido especialmente" para lançar o ataque contra a boate Reina, afirmou o jornalista próximo ao poder Abdulkadir Selvi.

O extremista utilizou carregadores duplos para otimizar o tempo de recarga e mirou sempre no tórax das vítimas, afirmaram os jornais "Hurriyet" e "Haberturk", citando fontes da investigação.

As autoridades turcas divulgaram fotos do criminoso tiradas em diferentes ocasiões. Uma delas o mostra em uma casa de câmbio de Laleli, um bairro conservador de Istambul, provavelmente dias antes do atentado.

Segundo o jornal "Haberturk", o atirador chegou em novembro passado a Konya (sul) com sua esposa e seus dois filhos "para não chamar a atenção".

A esposa do extremista formaria parte do grupo de 12 pessoas atualmente detidas em conexão com o massacre, acrescentou o jornal.

Diante da informação, não confirmada, que de o suspeito seria nascido no Quirguistão, o serviço de segurança do país se manifestou, afirmando que estava verificando o fato e em contato com a autoridades turcas.

Até o momento, o nome do suspeito ou seu vínculo com o EI não foram divulgados oficialmente, sustentou Abdulkadir Selvi. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Polícia divulga vídeo que atirador de Istambul gravou antes de ataque

Campo obrigatório